Painel do Associado

Desastres naturais ou crimes ambientais?

sábado, 28 de dezembro de 2013 comentários

A recente edição da Revista “Fundações & Obras Geotécnicas” (nº 39, dezembro de 2013) dá destaque às tragédias decorrentes de deslizamentos e enchentes. No texto publicado na Coluna do Conselho Editorial da revista, Alberto Sayão,  ex-presidente da ABMS, e Anna Laura Nunes, presidente do Núcleo Rio da ABMS, analisam os erros na gestão do assunto e oferecem sugestões para minimizar as consequências das tempestades que se aproximam das regiões Sul e Sudeste com a chegada do verão.
Na visão dos dois autores, essas tragédias não deveriam ser consideradas “desastres naturais”. O artigo já está repercutindo no meio geotécnico, com comentários e manifestações de apoio de profissionais conhecidos.

O presidente da ABMS, André Assis, considera oportuna essa matéria por expressar uma visão que tem sido defendida pela entidade há muitos anos. Assis declara ainda que pretende coordenar a elaboração de uma carta aberta sobre o tema, em conjunto com outras entidades importantes da área. Leia a seguir a íntegra do artigo de Sayão e Anna Laura.

Acesse aqui a íntegra do artigo “Desastres Naturais ou Crimes Ambientais?” de Alberto Sayão e Anna Laura Nunes publicado pela Revista Fundações & Obras Geotécnicas


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *