Diretoria da ABMS é apresentada a alunos de pós-graduação da PUC-Rio

quinta-feira, 30 de março de 2017 comentários

pucrio-mar2017-internaA Diretoria da ABMS, liderada por seu presidente, Alessander Kormann, participou do Encontro sobre Fundações de Edifícios Altos, realizado na PUC-Rio, na tarde do dia 14 de março. Organizado por Alberto Sayão, ex-presidente da ABMS e professor da PUC-Rio, o evento contou com mais de 130 participantes e marcou a abertura oficial do curso de pós-graduação em Engenharia Civil no ano 2017.

“Aparentemente, a plateia saiu muito satisfeita do encontro”, comenta Sayão. “Nunca recebi tantos elogios de colegas e alunos, por um evento do qual participei apenas como coordenador; o trabalho mais duro, de preparar e proferir as palestras, ficou por conta dos diretores da ABMS”, completou, com humor. O evento foi uma oportunidade também para apresentar ao público carioca a Diretoria que está à frente da ABMS desde janeiro deste ano. “Foi a primeira participação da nova diretoria em evento técnico organizado pela ABMS-Rio”, ressalta Alberto Sayão.

Para nós, da Diretoria, foi uma bela oportunidade de nos aproximarmos do Núcleo e dos estudantes da pós-graduação”, afirma Kormann, presidente da ABMS.

O encontro, que teve o apoio das empresas Maccaferri e Huesker, ambas associadas à ABMS, foi baratapucriovalorizado com a presença ilustre de Fernando Emmanuel Barata, ex-presidente da ABMS e professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que fez questão de comparecer para prestigiar o evento e cumprimentar a nova diretoria da entidade, juntamente com outros membros seniores e conselheiros da ABMS. Barata é um dos maiores nomes da engenharia geotécnica brasileira, especialmente no assunto Fundações, tema central do encontro na PUC-Rio.

Palestras

No Encontro, Kormann falou sobre Investigações Geotécnicas, Celso Corrêa, tesoureiro, abordou Execução de Estacas de Alta Capacidade de Carga, Maurício Sales, secretário geral, foi responsável pela palestra Soluções em Radier Estaqueado, Alexandre Gusmão, vice-presidente, tratou de Fundação e Interação Solo-Estrutura, e Paulo Maia, secretário-executivo, tratou de Monitoramento de Recalques. Houve ainda a palestra do engenheiro estrutural Giuseppe Barbosa, ex-professor da PUC-Rio, sobre Aspectos da Engenharia Estrutural na Interação Solo-Estrutura.

Após as palestras, houve uma sessão de perguntas e debate com os palestrantes, coordenada pelos professores Alberto Sayão e Pedricto Rocha Filho, da PUC-Rio.

Ao final, os presentes foram convidados para um coquetel de confraternização,


Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *