Painel do Associado

Disseminar conhecimento é o foco do Núcleo SP

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015 comentários

Celso-Correa11 Celso Nogueira Corrêa, presidente reeleito do Núcleo Regional São Paulo da ABMS, pretende manter as palestras técnicas mensais, seguindo prática adotada já há vários anos. “Além de disseminar conhecimento e estimular a troca de experiências, essa iniciativa é uma forma de aproximar os associados e os profissionais da área”, afirma.

As palestras mensais já são quase uma tradição do Núcleo SP, que sempre foi muito ativo na organização desses eventos de pequeno porte. A nova gestão, no entanto, quer incrementar essa troca de conhecimentos por meio de minicursos.

“Queremos repetir o curso ‘Execução e Interpretação de Ensaios de Cone (CPT) Piezocone (CPTU)’, realizado em Campinas em agosto de 2014”, ressalta o presidente. “Foi um curso muito procurado e acabamos não conseguindo atender toda a demanda”.

Outros três minicursos estão sendo programados. “Não temos os temas definidos ainda, mas gostaríamos de abordar assuntos como geossintéticos, análise de risco e obtenção de parâmetros em solo mole”, adianta Corrêa.

Ainda falando de eventos, a Diretoria do Núcleo São Paulo da ABMS está participando também da organização do SEFE8 – 8º Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia. No Comitê Organizador, Celso Corrêa é secretário. Já do Comitê Técnico fazem parte Paulo Albuquerque, vice-presidente do NRSP, Cristina Schmidt, secretária geral do Núcleo, e Luis Fernando Seixas Neves, secretário executivo na nova Diretoria do Núcleo SP.

Certificação
Um dos grandes desejos e também um dos maiores desafios da gestão 2015-2016 é implementar em São Paulo o curso e a certificação de sondadores que já existe em Brasília, liderados por Wilson Conciani – presidente do Núcleo Centro-Oeste. A equipe de certificação de Brasília dará todo o apoio, orientando o instrutor do curso e acompanhando o início do processo de certificação.

A iniciativa depende ainda de apoio de instituição federal e de empresas de sondagem que se associem à ABMS, uma vez que uma das exigências para obtenção da certificação é que o profissional atue em uma empresa associada à entidade.

“O nosso principal objetivo com a certificação é cumprir um dos papéis fundamentais da ABMS, o de buscar sempre melhorar a qualidade do serviço de engenharia prestado à sociedade”, explica o presidente do Núcleo São Paulo. “Além disso, a iniciativa trará novos associados à entidade, ampliando os horizontes da ABMS e integrando-a ainda mais à comunidade geotécnica”.
Entidades coirmãs
Outro objetivo do Núcleo que vem sendo alcançado com sucesso é a aproximação da ABMS com entidades coirmãs, como ABEF, ABGE, ABEG,  Ibracon e outras. Essa aproximação acontece principalmente por meio de participação em eventos. “São associações com atividades equivalentes às da ABMS em suas áreas e é importante ter pontos de vista diferentes”, conclui Corrêa.

Celso Corrêa – Perfil

Celso Nogueira Corrêa está em sua segunda gestão como presidente do Núcleo Regional São Paulo da ABMS mas, há tempos, já participa ativamente das atividades do Núcleo. Durante três gestões, fez parte da Diretoria como tesoureiro e, então, assumiu a presidência.

Graduado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado (FEFAAP), Celso Corrêa é engenheiro da ZF Engenheiros Associados S/C Ltda desde janeiro de 1988, atuando em diversos projetos e acompanhamento de obras públicas, industriais, comerciais e residenciais na área de solos e fundações.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *