Painel do Associado

Em noite memorável, ABMS recebeu Harry Poulos e apresentou a nova Soils and Rocks

quinta-feira, 22 de outubro de 2020 comentários

A ABMS recebeu o professor australiano Harry Poulos para proferir palestra em live realizada no dia 21/10. O evento, que encerrou as comemorações dos 70 anos da entidade, foi dedicado também à apresentação das mudanças na revista Soils and Rocks. A live foi transmitida simultaneamente em dois canais. Um um deles, o público pode assistir à apresentação direta de Poulos, em inglês. No outro canal, havia tradução simultânea para o português. Nos dois canais, houve mais de 500 expectadores. No dia seguinte, as visualizações passaram de duas mil.

Um dos principais geotécnicos do mundo na atualidade, Harry Poulos fez uma apresentação sobre “Projetos de fundação profunda: problemas, procedimentos e inadequações”. O convidado é engenheiro civil especializado em engenharia geotécnica e mecânica dos solos. É especialista em comportamento de solos e fundações de estacas. Mediando a palestra estava o editor da Soils and Rocks, Renato Cunha. Os internautas deixaram muitos elogios nos comentários e agradeceram a oportunidade de assistir ao vivo uma apresentação do professor Poulos.

Soils and Rocks

Durante a segunda parte do evento, a nova Soils and Rocks foi apresentada ao público. Sob o comando do editor Renato Cunha a revista passou por uma série de mudanças e modernizações, que foram expressas na live. Renato Cunha e Gilson Gitirana, secretário do Executive Board, apresentaram o novo corpo editorial da revista e o novo site, mais interativo e responsivo.

Outro ponto de destaque durante a live, foi o lançamento do volume especial da Soils and Rocks, produzido em comemoração aos 70 anos da ABMS e comandado pelo ex-presidente Waldemar Hachich, editor convidado desse fascículo. Maurício Sales, vice-presidente da ABMS, lembrou a importância da revista no contexto internacional e agradeceu todos os colaboradores da edição. Faça o download aqui.

A diretoria da ABMS eleita para o biênio 2021-22 também prestou homenagens ao trabalho desenvolvido na revista, com a participação do presidente eleito, Fernando Schnaid. Ele também cumprimentou a atual diretoria da entidade pelo êxito com que conduziu a ABMS nos últimos dois anos.

Deixaram ainda o seu depoimento personagens importantes para a história da Soils and Rocks. Por meio de vídeos, falaram Willy Lacerda, ex-presidente da ABMS, Ennio Palmeira, editor da revista (2004-2011) e Manuel Matos Fernandes, presidente da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG).

Encerrando a noite, o presidente da ABMS, Alexandre Gusmão, emocionou-se ao agradecer todos que fazem parte da entidade e que fazem a engenharia brasileira acontecer. “Além de comemorar os 70 anos, mostramos essa marca e toda a história mais recente da ABMS, que está toda registrada na revista Soils and Rocks e é um patrimônio para a engenharia brasileira”, lembrou Gusmão.

Ele agradeceu também o professor Waldemar Hachich, que presidiu a Comissão da ABMS focada nas comemorações dos 70 anos da entidade agora em 2020 e que coordenou o fascículo especial da Soils and Rocks, apresentado ao público durante a live. Gusmão ressaltou que a atual diretoria estava entregando à associação realizações importantes. E outras ainda virão até o final de dezembro, disse o presidente.

Assista a live completa aqui: https://youtu.be/fSTHm1lS6uQ

Assista a palestra de Harry Poulos em inglês aqui: https://youtu.be/-oL7hclUJoI

Imagem: 5432action/iStock.com


Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *