Painel do Associado

Engenharia de Fundações foi o tema da mesa-redonda realizada pelo Núcleo Jovem da ABMS

sexta-feira, 30 de abril de 2021 comentários

Sob o tema “Engenharia de Fundações”, o Núcleo Jovem da ABMS, em parceria com o Geotecnia Brasil, realizou no dia 22/4, uma mesa-redonda. As convidadas do encontro foram Juliane Marques, presidente do Núcleo Nordeste da ABMS, e Marianna Dias, diretora do Núcleo Jovem da ABMS. O mediador foi Felipe Cruz, especialista em geotecnia pela PUC-Rio.

Marianna Dias iniciou a apresentação abordando as particularidades do subsolo de Santos, com ênfase nos edifícios tortos ao longo da orla. Marianna destacou que ali existem duas regiões: a faixa crítica, onde estão concentrados os maiores prédios inclinado, e a ponta da praia, onde esses edifícios passam despercebidos a olho nu. Ao longo do bate-papo, Marianna explicou os motivos dessas regiões serem tão diferentes, mesmo sendo próximas uma da outra. Ela destacou pontos importantes dos aspectos geotécnicos como argilas sobreadensadas, oscilação negativa do nível do mar, envelhecimento das argilas e ação de dunas eólicas.

Já Juliane Marques, em sua apresentação, falou sobre a extração de um trado de hélice contínua com 18 metros dentro do concreto endurecido. A presidente do Núcleo Nordeste destacou a dificuldade em recuperar o trado, um trabalho realizado ao longo de meses. Juliane abordou a execução dessa obra, os equipamentos utilizados, especificações técnicas, mostrou o perfil do terreno e os problemas causados na execução da estaca.

Ao final, o mediador Felipe Cruz, conduziu uma sessão de perguntas e respostas entre as convidadas e os espectadores. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Geotecnia Brasil no YouTube.

Assista à mesa-redonda completa aqui: https://www.youtube.com/watch?v=vyk_rdB1Wbc&t=5773s

(Imagem: Poike/iStock.com)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *