Engenharia de túneis no Brasil foi tema de seminário na PUC-Rio

terça-feira, 18 de julho de 2017 comentários

Sem Título-1Na tarde do dia 4 de julho de 2017, o seminário organizado pelo professor Alberto Sayão, na PUC-Rio com apoio da ABMS, recebeu mais de 80 participantes, dentre interessados no tema e alunos de pós-graduação em Eng. Civil.

O evento teve como tema central a Engenharia de Túneis no Brasil e contou com três palestrantes:  o prof. Tarcísio Celestino, presidente da ITA e ex-presidente do CBT, que falou sobre a história dos túneis no Brasil, a engenheira Anna Laura Nunes, professora da COPPE-UFRJ e ex-presidente do Núcleo Rio de Janeiro da ABMS, que apresentou três casos de obras, e Guilherme Jacques de Moraes, diretor da JACMINAS, que falou sobre técnicas modernas de monitoramento de túneis.

“Anna Laura e Guilherme abordaram casos recentes e importantes aqui no Rio de Janeiro”, comentou Sayão. “Foi muito interessante ouvir a experiência deles”, completou o eng. Rodrigo Rodrigues, mestrando da PUC-Rio.

“O evento foi muito bom e teve um debate bem dinâmico de uma hora, no final”, ressaltou Alberto Sayão. “O evento foi importante para chamar a atenção dos alunos, fazendo com que eles se interessem mais pelo tema Túneis, pouco abordado nos nossos cursos de Engenharia”, concluiu Sayão.

Confira as apresentações do seminário:


Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *