Painel do Associado

Engenheiro José Antônio Salamoni falece em São Paulo

quarta-feira, 21 de agosto de 2019 comentários

José Antônio Salamoni foi o responsável pela primeira execução do processo de parede diafragma com uso de lama bentonítica no Brasil, em 1968, no edifício Pelletron, em São Paulo, quando atuava na Estacas Franki. Ele desenvolveu, em 1982, trabalhando na SCAC, o conceito de carga admissível garantida de estacas pré-moldadas e concreto centrifugado com o conceito de repique e nega no final da cravação. O engenheiro morreu no último dia 20 de agosto, em São Paulo.

Salamoni graduou-se na especialidade de Estruturas pela antiga Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil – atual Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1967.

Iniciou sua atividade profissional na Estacas Franki. Na década de 1970, em Brasília, realizou o reforço das fundações do monumento a Duque de Caxias. Trabalhou com os engenheiros Dirceu Velloso e Nelson Aoki no projeto e na execução de estacas barrete e provas de carga estática instrumentadas com tell-tale no Porto de Paranaguá, em 1978. Em 1982 entrou na SCAC, a convite de Aoki.

A ABMS presta suas sinceras condolências aos amigos e familiares e agradece a Salamoni pelas valiosas contribuições para a geotecnia brasileira.

Imagem: oatawa/iStock.com


Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *