Painel do Associado

Estudos internacionais são apresentados em Workshop de Geotecnia do Núcleo Rio Grande do Sul

quarta-feira, 18 de novembro de 2015 comentários

workshopnrrs-palestrantes-internaA troca de conhecimentos e a apresentação das últimas pesquisas na área da Geotecnia foram objetivos do Workshop Internacional: Desenvolvimentos Recentes na Engenharia Geotécnica, promovido pelo Núcleo Rio Grande do Sul da ABMS no dia 13 de novembro, em Porto Alegre.

O evento foi realizado na Escola de Engenharia da UFRGS e reuniu cerca de 70 participantes, entre alunos e profissionais da área, que acompanharam palestras sobre as mais recentes pesquisas de Doutores de Portugal, Reino Unido, Itália, Estados Unidos e do Brasil. “O evento foi muito bom, de alto nível e apresentou pesquisas de ponta. Foi possível observar que as pesquisas no Brasil, especialmente as realizadas no Rio Grande do Sul, são atuais e de nível semelhante às realizadas em diferentes partes do mundo”, disse o presidente do Núcleo, Antônio Thomé.

O intercâmbio de conhecimento foi um dos pontos destacado pelos palestrantes ao falarem da importância do evento. “Este é um assunto que tem sido cada vez mais relevante”, comentou Andrea Diambra, da University of Bristol, no Reino Unido. “Neste momento, pessoas de várias partes do mundo trazem suas experiências para o Brasil. A ABMS fez um bom trabalho trazendo pessoas de diferentes áreas do conhecimento para este debate. É um momento de motivação para a academia e para os estudantes, onde todos se complementam”.

“Workshops como este integram pessoas de sensibilidades distintas, o que é fundamental para contribuirmos uns com os outros. Estes encontros capitalizam interesses comuns em benefício mútuo. Muitos destes estudantes que hoje estão aqui, provavelmente terão uma experiência de estudos ou profissional no exterior e aproveitam este momento para criar elos com contatos internacionais”, disse António Viana da Fonseca, da Universidade do Porto, em Portugal. “Foi um momento importante, pois estudantes e profissionais da engenharia tiveram a oportunidade de interagir com pesquisadores reconhecidos em suas áreas de atuação. Também foi uma oportunidade de contato com novos conhecimentos que vem sendo desenvolvidos na Geotecnia”, complementou Thomé.

As palestras foram: “Modelagem do comportamento estático e cíclico de solos cimentados”, com o Dr. António Viana da Fonseca (Universidade do Porto – Portugal), “Cyclic behaviour of granular soils: from constitutive to macro-element models”, com o Dr. Andrea Diambra (University of Bristol – Reino Unido), “An innovative use of ground improvement for the mitigation of seismic risk on existing structures”, com o Dr. Alessandro Flora (Università di Napoli Federico II – Itália), “Probing small strain stiffness of soils: many challenges, some solutions”, com o Dr. Erdin Ibraim (University of Bristol – Reino Unido), e “Sustainable biocover system for methane oxidation in landfills”, com o Dr. Krishna R. Reddy (University of Illinois at Chicago – Estados Unidos). O evento encerrou com a mesa redonda “O futuro das pesquisas na área de Geotecnia”, coordenada pelo Dr. Nilo C. Consoli, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com a participação de todos os palestrantes do evento.


Comentários


Estudos internacionais são apresentados em Workshop de Geotecnia do Núcleo Rio Grande do Sul

  1. Eliana Bridi disse:

    Uma pena não ter recebido informações sobre este evento. Gostaria muito de ter comparecido. Desenvolvo uma tese sobre emissão de metano em aterro sanitário, e a palestra do Dr. Krishna seria bem importante. Se puderem acrescentar meu e-mail, para futuros eventos, eu ficaria muito grata. Abraço,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *