Painel do Associado

Evento do Núcleo Minas Gerais valoriza as Mulheres Geotécnicas

terça-feira, 19 de maio de 2015 comentários

mulheresgeotecnicas2015-internaO Núcleo Minas Gerais da ABMS deu início em 2015 ao evento Mulheres Geotécnicas – uma série de palestras ministradas por mulheres que se destacam em sua área de atuação. “O objetivo é valorizar a mulher, que ainda é minoria na área da Geotecnia, como em muitas outras”, explica Cássia Azevedo, presidente do Núcleo MG. “Para isso, escolhemos o mês de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, instituído pela ONU em reconhecimento à luta social, política, econômica e intelectual das mulheres na sociedade”.

A edição 2015 aconteceu em duas etapas. A primeira, no dia 8 de março, foi dedicada à área de Geotecnia e Fundações. A segunda, ocorrida no dia 25 de março, deu destaque à Mineração. No total, foram mais de 100 participantes, “predominantemente homens”, lembra Cássia com risos.

No dia 10 de março, as palestrantes foram a engenheira e professora Anna Silvia Pacheco Peixoto, que abordou a mulheresgeotecnicas2015-2“Sondagem de simples reconhecimento com SPT- Novas perspectivas”, e a engenheira Cláudia Costa, que falou sobre a importância da realização da sondagem SPT de verificação na execução de grandes escavações.

No dia 25 de março, as engenheiras Teresinha Espósito e Daviely Rodrigues Silva ministraram as palestras sobre gestão de risco de barragens de rejeito e segurança de barragens – prática da Samarco, respectivamente. Na foto à direita, Daviely Rodrigues Silva, Cássia Azevedo e Teresinha Espósito.

“Foi muito interessante ouvir e aprender com a experiência dessas mulheres”, afirma Cássia. “Estamos acostumados a ver apenas homens ministrando cursos e palestras. Já estava na hora das mulheres também terem seu espaço para compartilhar o conhecimento”.

O evento contou com o apoio do CREA-MG, Sincudcon-MG, ABECE e IBRACON.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *