Painel do Associado

Eventos regionais fortalecem a ABMS e a geotecnia brasileira

segunda-feira, 31 de agosto de 2015 comentários

bandeirabrasilengenheiro-internaA ABMS é formada por nove Núcleos Regionais e dois Comitês. Núcleos e Comitês são a força da entidade. Disseminam a geotecnia em suas regiões e levantam discussões que enriquecem o setor. São eles que congregam profissionais, acadêmicos, estudantes e a indústria de geotecnia de todo o país. Os eventos regionais assumem, nesse contexto, papel fundamental, por reunir a comunidade e aproximar profissionais, empresas e o mundo acadêmico para debater assuntos técnicos, envolvendo teoria e prática. Neste editorial, conheça dois importantes eventos que serão realizados pelo Núcleo Paraná/Santa Catarina e o Núcleo Rio de Janeiro.

Os Núcleos Paraná/Santa Catarina e Rio de Janeiro da ABMS, bem como outros Núcleos e Comitês da entidade, preparam eventos regionais voltados, principalmente, para a comunidade geotécnica local. Em comum, a vontade de disseminar a geotecnia, de reunir profissionais, estudantes, acadêmicos e indústria, de aperfeiçoar a técnica e fortalecer a geotecnia brasileira. A diferença? A localização e os desafios.

GeoSul – dias 17, 18 e 19 de setembro

Já tradicional na região Sul do país, envolvendo alternadamente os Núcleos Paraná/Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o GeoSul acontece, em 2015, na cidade de Maringá, no Paraná. Entre os dias 17 e 19 de setembro, a comunidade geotécnica local estará reunida para discutir investigação geotécnica, geotecnia ambiental, fundações, estruturas de contenção, encostas e pavimentação. A expectativa é que cerca de 250 pessoas participem do encontro.

A edição deste ano traz uma novidade. No lugar na visita técnica já habitual, serão realizados ensaios no campo experimental da Universidade Federal de Maringá. Haverá ensaio dinâmico, ensaio de placa, de integridade em estaca, ensaio de cone, sondagem etc. E a interpretação destes ensaios será discutida ao longo do evento.

Cada sessão técnica trará um convidado de renome dos três estados do Sul do país, sempre com uma palestra importante no início de cada sessão. Para atrair mais associados para a ABMS e aumentar a comunidade geotécnica, o GeoSul 2015 terá, como já aconteceu na última edição, um valor diferenciado para inscrição e associação à entidade.

Para o Núcleo Paraná/Santa Catarina e para toda a região Sul, o GeoSul é uma vitrine do que empresas, acadêmicos e profissionais fazem de melhor. Os trabalhos são apresentados antes de entrarem em circuito nacional. Isso traz velocidade de adequação às novas técnicas e práticas.

Conheça mais sobre o evento aqui.

GeoCarioca – 7 e 8 de dezembro

Os associados do Núcleo Rio da ABMS solicitaram um evento regional que pudesse reunir os profissionais, estudantes e a academia em torno dos mais diversos temas da geotecnia. Assim surgiu o GeoCarioca, evento organizado pelo Núcleo Rio para divulgação e discussão de casos de obras geotécnicas e trabalhos técnico-científicos desenvolvidos no Estado.

Sede de grandes eventos internacionais, como a final da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro tem hoje grandes obras de infraestrutura e mobilidade urbana finalizadas e em andamento.

São projetos que trouxeram grandes desafios geotécnicos. Por isso, nos dias 7 e 8 de dezembro, o Planetário da Gávea será palco de discussões geotécnicas, que terão como temas “O Rio GeoOlímpico, o legado geotécnico das Olimpíadas/2016, e as grandes obras portuárias.

Para o Núcleo Rio, os eventos regionais são fundamentais para estreitar os laços entre profissionais, acadêmicos, estudantes, indústria e entre os próprios associados. O objetivo é que o GeoCarioca siga o exemplo de outros eventos regionais já tradicionais e ganhe destaque no cenário nacional, com qualidade técnica e periodicidade.

Contamos com a presença da comunidade nestes e em outros eventos da ABMS.

Até breve!

Ana Cristina Castro Fontela Sieira
Presidente do Núcleo Rio de Janeiro da ABMS

Luiz Henrique Felipe Olavo
Vice-presidente do Núcleo Paraná/Santa Catarina


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *