Painel do Associado

Ex-presidentes da ABMS analisam atual cenário da infraestrutura carioca

quinta-feira, 02 de maio de 2013 comentários

A tradicional Revista O Empreiteiro, na sua edição 516, de fevereiro de 2013, reuniu artigos de cinco conhecidos profissionais das áreas da Engenharia Civil, Geotecnia e Sociologia, para analisar cnjuntamente o atual cenário da infraestrutura da cidade do Rio de Janeiro e sua relação com a população. Entre estes profissionais, os ex-presidentes da ABMS Francis Bogossian e Alberto Sayão foram convidados para apresentar suas considerações sobre o tema, divulgado na seção “Mesa-Redonda” da revista.

Em seu artigo “Entre a cidade de Eduardo Paes e a cidade de Pereira Passos”, Bogossian, que é ainda presidente da AEEERJ e do Clube de Engenharia, considerou que os avanços na implantação dos projetos de melhoria da infraestrutura, como a inserção do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e a reestruturação da zona portuária da cidade,  se deram principalmente pelo entrosamento político entre os governos Federal, Estadual e Municipal – situação essa que passou a vigorar em anos recentes, apesar desses projetos existirem  há muito tempo. Francis afirmou também que o atual “crescimento urbano do Rio está mais ligado à melhoria dos níveis de segurança e ao desenvolvimento econômico da cidade”. No entanto, declarou que as demais cidades do estado ainda estão despreparadas, no que diz respeito às catástrofes naturais (como deslizamentos de encostas e enchentes),  e que é necessário um órgão técnico federal para prestar auxílio a essas cidades na prevenção e mitigação desses e de outros problemas, como vem sendo proposto há anos pela ABMS.

Prevenção de catástrofes também foi tema do artigo “Pouco tem sido feito para prevenir inundações”, de Alberto Sayão, professor da PUC-Rio e ex-presidente da ABMS, que comentou em seu artigo as soluções  que foram consideradas, de forma intermitente,  ao longo do tempo no Rio de Janeiro, mas que ainda não foram concluidas para a erradicação dos alagamentos recorrentes na cidade .

Para conferir os artigos completos dos ex-presidentes da ABMS, acesse aqui a matéria da revista O Empreiteiro de fevereiro de 2013 – Edição 516.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *