Painel do Associado

Ex-vice-presidente da ABMS ministra palestra sobre contenções em Brasília

segunda-feira, 13 de julho de 2015 comentários

phennioO Instituto Federal de Brasília (IFB) recebeu, no dia 29 de junho, uma palestra sobre contenções ministrada pelo engenheiro Paulo Henrique Dias, ex-vice-presidente nacional da ABMS e um dos fundadores da empresa SEEL – Serviços Especiais de Engenharia Ltda, do Rio de Janeiro. “Paulo Henrique Dias é um profissional com vasta experiência em contenções”, conta o presidente do Núcleo Centro-Oeste da ABMS, o engenheiro Wilson Conciani. “Por isso nós pedimos que ele viesse a Brasília para dividir conosco algumas experiências e nos contar as mais recentes inovações da área”.  (Na foto, Paulo Henrique Dias – esq. – e o professor José Camapum de Carvalho)

“A palestra trouxe os aspectos práticos de projeto e execução de contenções empregando grampos e tirantes com uma abordagem meticulosa e rica em experiências”, explica o Conciani, que também é reitor do IFB. “Foram mostrados casos de sucesso e de insucesso, deixando claro que tão importante quanto um bom modelo de dimensionamento e uma execução acurada é o conhecimento da geologia local”.

O presidente diz ainda que Paulo Henrique enfatizou o controle tecnológico e a instrumentação destas obras, de modo a prover meios de verificação de desempenho e adequações ao longo da vida útil da obra.

A palestra, que foi contou com 30 participantes, entre eles nomes conhecidos pela comunidade ABMS, como os engenheiros Ennio Palmeira, José Camapum de Carvalho e Carlos Medeiros, coordenador das Comissões Técnicas da entidade.

Reconhecimento

Durante a palestra, o Núcleo Centro-Oeste entregou aos professores Ennio Palmeira e José Camapum de Carvalho os certificados de Engenheiros Geotécnicos. “Essa é uma iniciativa da ABMS que busca valorizar os profissionais da geotecnia, além de chamar a atenção da sociedade para o reconhecimento do título de engenheiro geotécnico”, declara Conciani.

A palestra foi patrocinada pelas empresas Sonda Engenharia, Soltec, Embre Engenharia, Fundex – Fundações e Recuperação de Estrutura, Solotrat e Mecsol.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *