Fernando Danziger apresentará pelo Brasil a Palestra Milton Vargas

quinta-feira, 28 de abril de 2016 comentários

danziger-internaA Palestra Milton Vargas chega, em 2016, à sua 12ª edição. Criada em 2005, então como Palestra ABMS, a iniciativa tem o objetivo de disseminar a geotecnia pelo Brasil, especialmente para os diversos núcleos da ABMS, através do debate de temas de caráter prático, que tenham abrangência nacional e que tratem, se possível, de grandes obras, de novas tecnologias e de aplicações geotécnicas.

Em 2016, o responsável pela Palestra Milton Vargas será Fernando A. B. Danziger, professor da COPPE e da Escola Politécnica da UFRJ e membro atuante da ABMS. Ele vai abordar o tema Fundações: relação entre projeto, execução e controles. No editorial deste mês, o palestrante de 2016, que já dedicou mais de 40 anos à geotecnia, fala sobre a importância da Palestra Milton Vargas e da integração entre Núcleos e profissionais da ABMS.

“Para nós, associados antigos da ABMS, é sempre uma grande honra sermos convidados a ministrar uma palestra de tamanha importância para a entidade e para a geotecnia brasileira.

Além de levar algumas questões interessantes da geotecnia para os mais diversos estados do país, a Palestra Milton Vargas é uma oportunidade rara de integração com colegas de outros Núcleos – o que só costuma ocorrer em congressos, além, é claro, de ser um momento de troca de ideias com profissionais jovens e experientes”.

Ministrar a Palestra Milton Vargas

“Entrei na geotecnia, há mais de 40 anos, por influência do Professor Fernando Emmanuel Barata, ex-presidente da ABMS, que sempre nos falou muito sobre a importância da geotecnia e de associações como a ABMS. Aliás, foi também por influência dele que me associei à entidade.

Acredito que o papel dos palestrantes da Milton Vargas, que já foram jovens e já participaram bastante da vida da associação, é de integrar jovens e quem sabe levar um pouco de inspiração a eles, como o professor Barata fez comigo e com muitos da minha geração.

Temos de levar a esses jovens mais do que a parte técnica, mas uma esperança na grandeza do Brasil, nas oportunidades que o país oferece a todos, especialmente a nós, engenheiros, que temos uma nação inteira para construir. Quem sabe as novas gerações desempenhem essa tarefa melhor do que as anteriores, inclusive a minha.

Neste ano, terei a honra de ministrar a palestra e espero conseguir transmitir essa mensagem aos jovens, além de debater o tema escolhido com os profissionais mais experientes e trocar ideias com colegas e amigos.

Espero encontrar a todos durante essa viagem pelo Brasil. Até breve!”

Fernando Danziger
Palestrante da Palestra Milton Vargas 2016

Edições anteriores da Palestra Milton Vargas

Fernando Schnaid, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi o escolhido para ministrar a 1ª Palestra ABMS, em 2005, com o tema “Geo-Caracterização e Propriedades de Solos Naturais em Ensaios InSitu”. No ano seguinte foi a vez de Ennio Palmeira, professor da Universidade de Brasília (UnB), com a palestra “Geossintéticos em Geotecnia e Meio Ambiente: Avanços Recentes e Perspectivas Futuras”. Em 2007, o engenheiro Armando Caputo abordou o tema “Recente Evolução das Técnicas de Execução de Fundações Profundas”.

Sandro Sandroni, professor da PUC-Rio, falou sobre “Novidades geotécnicas para locais com solos extremamente moles” em 2008. O ex-presidente da ABMS, Arsenio Negro, ministrou em 2009 a palestra “Previsão, Monitoramento e Avaliação do Desempenho de Estruturas Geotécnicas”. Roberto Coutinho, professor da Universidade Federal de Pernambuco, foi o responsável pela 6ª Palestra ABMS, em 2010, com o tema “Gestão de Risco de Movimentos de Massa para Planejamento do Uso do Solo”.

Em 2011, já como Palestra Milton Vargas, o tema “Probabilidade de Ruína e Fator de Segurança em Fundações” coube a Nelson Aoki, professor da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos (SP). O atual presidente da ABMS, André Assis, professor da Universidade de Brasília (UnB), foi o palestrante de 2012, quando falou sobre “Escavações em Maciços Rochosos: da Caracterização e Modelagem ao Comportamento (Casos Históricos)”.

O engenheiro Luciano Jacques de Moraes Jr. foi o responsável pela Palestra Milton Vargas 2013, que tratou de “Engenharia Geotécnica Aplicada a Infraestrutura de Portos”. Em 2014, Maria Eugênia Boscov, professora da Poli e Fau-USP, abordou o tema “Contribuições da Engenharia Geotécnica na Conservação do Meio Ambiente” foi o tema de. E a mais recente edição, em 2015, foi ministrada por Romero César Gomes, professor da Universidade de Ouro Preto (MG), com o tema “Geotecnia Aplicada à Mineração: Estudo de casos, Perspectivas e Desafios Tecnológicos”.


Comentários


Fernando Danziger apresentará pelo Brasil a Palestra Milton Vargas

  1. Manuel de Almeida Martins disse:

    A ABMS proporciona ao meio técnico uma excelente oportunidade de aprendizado, ao escolher o Prof. Fernando Danziger para proferir a Palestra Milton Vargas.
    Parabéns ao Porf. Fernando Danziger !
    Com abraços fraternos, Manuel Martins

  2. Sandoval Junqueira disse:

    O presidente do NRCO e seu vice, Prof Conciani e Eng Luciano Fonseca, respectivamente, estão contactando o Prof Fernando Danziger para que a palestra seja ministrada em Goiânia de Brasília. O Prof Fernando é muito benvindo em nossa região que conta com cerca de trinta escolas de Engenharia Civil e algumas dezenas de empresas de geotecnia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *