Painel do Associado

Foco do Núcleo Nordeste é a organização de eventos

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015 comentários

Imagem Eduada Motta - NRNECom dois eventos importantes programados para o segundo semestre de 2015, o GeoNE  e o NSAT (Simpósio Brasileiro de Solos Não Saturados), o foco da diretoria do Núcleo Nordeste da ABMS -está todo voltado à organização desses eventos.

Segundo Eduarda de Queiroz Motta, vice-presidente do Núcleo, a organização desses eventos demandará bastante trabalho. “Passaremos esse primeiro semestre basicamente organizando todos os detalhes dos eventos, pois é algo que pede bastante dedicação, são muitas questões importantes a serem resolvidas”, explica.

Além dos eventos, o Núcleo está se organizando para promover palestras com professores e engenheiros. “As palestras são mais acessíveis a todos os associados, a maioria pode participar”, acredita a vice-presidente. “Além disso, acreditamos que o crescimento do Núcleo está baseado nessas palestras e encontros para divulgação da ABMS”.

Expansão do número de associados

O crescimento do Núcleo é um ponto importantíssimo para a consolidação de todos os projetos. Por isso a Diretoria está tentando otimizar o processo para novos associados, que podem imprimir os formulários necessários para a associação e pagar em dinheiro, na hora. “O processo atual de impressão do formulário no site e depois o pagamento do boleto no banco acaba fazendo com que muitas pessoas desistam de se associar, por falta de tempo”, explica Eduarda. “Com esse novo processo, já conseguimos aumentar o número de associados”.

Aumentar o número dos associados regionais é um objetivo de todos os Núcleos pois, para a vice-presidente, os Núcleos Regionais ajudam na “descentralização” da ABMS. “Com os núcleos regionais nós conseguimos apresentar as tendências e novidades da geotecnia, além de proporcionar uma visão maior de tudo que está acontecendo na engenharia geotécnica no Brasil. Se fôssemos esperar os eventos nacionais para ver o que está sendo usado em outros lugares, muitos profissionais e estudantes iam acabar perdendo bastante coisa”, finaliza.

NSAT

Entre os dias 25 e 27 de novembro de 2015, acontecerá em Fortaleza/CE o NSat 2015 (VIII Simpósio Brasileiro de Solos Não-Saturados), que dará continuidade à formulação dos Princípios Básicos e Aplicações Práticas da Mecânica dos Solos Não Saturados. Ou seja, a construção de uma teoria mais apropriada para os solos brasileiros.

O evento terá diversos temas como: Técnicas de campo e laboratório e comportamento de solos não saturados, modelagem constitutiva e numérica: aplicações práticas em solos não saturados, problemas geotécnicos e estudos de casos em solos não saturados e os solos não saturados em obras ambientais e engenharia agrícola.

GeoNE

O Simpósio de Geotecnia do Nordeste – GeoNE é um evento técnico-científico bienal realizado pela ABMS – Núcleo Nordeste e nesta 4ª edição se constituirá num fórum privilegiado de debates sobre a Geotecnia Regional. O evento será realizado em Campina Grande/PB e contará com palestras e apresentações de conceituados profissionais geotécnicos do cenário nacional e regional, constituindo uma ótima oportunidade de atualização e estabelecimento de parcerias e negócios.


Comentários


Foco do Núcleo Nordeste é a organização de eventos

  1. JEAN LUIS GOMES DE MEDEIROS disse:

    Parabéns Eduarda, sucesso, fico feliz em saber que vc está na diretoria da ABMS-NE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *