Painel do Associado

GeoAmericas 2020 será realizado em formato online, entre 26 e 31/10. Inscreva-se

quinta-feira, 20 de agosto de 2020 comentários

O GeoAmericas 2020 será realizado em formato totalmente online este ano e teve a data confirmada para os dias 26 a 31 de outubro. O 4º Congresso Panamericano de Geossintéticos inovou e oferece um evento de muitas possibilidades no ambiente virtual, cujas vantagens estão destacadas no pilar promocional do evento: “Anywhere and Everywhere”.

O tema central, a programação técnica e os objetivos do evento continuam os mesmos. Abordando geossintéticos como forma de contribuição para a sociedade moderna diante de seus desafios e de suas demandas, o GeoAmericas 2020 oferece uma oportunidade de interagir com pesquisadores, acadêmicos e profissionais da área de geossintéticos para a troca de experiências.

O evento é organizado pela Associação Brasileira de Geossintéticos (IGS Brasil) e conta com o apoio da ABMS. Todos os palestrantes, patrocinadores e colaboradores, que já haviam confirmado participação no evento presencial, embarcaram nesse novo formato e reafirmaram presença.

A expectativa de participantes do Congresso aumentou com a novidade do evento virtual. André Estevão Silva, secretário geral do GeoAmericas 2020, conta que a equipe organizadora espera um público três vezes maior do que receberia no formato presencial. “Existem vantagens da modalidade onlineque podemos lançar mão”, diz André. “A mais evidente delas é dar oportunidade para mais pessoas participarem, de qualquer lugar do mundo e de todos os lugares”.

Uma das preocupações dos organizadores foi a de manter a interação entre os congressistas, reconhecendo a importância do networking que os eventos oferecem. “Um dos nossos objetivos é levar a emoção e a excitação de participar de um congresso internacional para o formato online”, conta Carolina Carvalho, secretária executiva do GeoAmericas 2020. “Além da transmissão de conteúdo, que é um aspecto importante a ser adaptado, pensamos também na parte social do evento, em como realizar esse reencontro de amigos, o contato entre parceiros comerciais e a troca de ideias”.

Dinâmica do evento

Streamings, aplicativos e fóruns online irão trabalhar juntos para garantir que a experiência dos congressistas seja a melhor possível. As palestras, as sessões plenárias e as sessões técnicas, algumas delas paralelas, serão realizadas ao vivo na plataforma.

As sete sessões plenárias contam com palestrantes de diferentes partes do mundo. O brasileiro Márcio Almeida, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e associado à ABMS, fará a palestra de abertura do Congresso com o tema “Brazilian Contributions to Geosynthetic Engineering”.

Após o evento, durante certo período, todas as apresentações ficarão gravadas para que o congressista possa acessar quando desejar, uma das vantagens do evento online. O número de participantes é ilimitado, já que as palestras não são restritas em um espaço físico. O chat para enviar perguntas aos palestrantes também estará disponível em todos os momentos e em todos os formatos.

Já os minicursos, que também serão realizados normalmente, oferecem um número limitado de vagas para garantir o diálogo próximo entre professor e alunos. Serão quatro minicursos ao todo. O professor Ennio Palmeira, que ganhou o Prêmio Terzaghi da ABMS em 2014, conduzirá um dos minicursos do Congresso. As inscrições podem ser feitas aqui.

Outra novidade é a criação de comunidades de interação entre os congressistas dentro da plataforma. “Esses espaços permitem que os participantes com interesses parecidos se encontrem e troquem experiências”, explica a secretária executiva. Segundo Carolina, haverá várias comunidades pré-definidas com temas de interesses diferentes. Além disso, os participantes poderão sugerir a criação de outras comunidades.

As empresas patrocinadoras tem um espaço reservado no Estande Virtual. Lá, elas poderão realizar exposições, conversar com os participantes e marcar reuniões. As empresas contam ainda com momentos ao longo do evento de contato com o público, como em sessões técnicas.

As inscrições para o GeoAmericas 2020 já estão abertas. Associados da ABMS contam com descontos especiais e conversão do dólar subsidiada em US$1:R$2. Confira e inscreva-se aqui.

Veja a programação completa do evento no site: https://www.geoamericas2020online.com/

Assista ao vídeo de divulgação:

Imagem: golubovy/iStock.com


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *