Painel do Associado

GeoAmericas discute os geossintéticos na sociedade moderna e tem inscrições antecipadas até 26/01

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019 comentários

O GeoAmericas está marcado para dos dias 26 a 29 de abril de 2020 e tem o Rio de Janeiro como sede. Em sua 4ª edição, o Congresso Panamericano de Geossintéticos tem como tema principal os geossintéticos como forma de contribuição para a sociedade moderna diante de seus desafios e de suas demandas.

Organizado pela IGS e com o apoio da ABMS, a expectativa do Congresso é de receber por volta de 1.000 congressistas, originários de 30 países, e 250 artigos e trabalhos acadêmicos. Serão mais de 50 sessões técnicas, entre elas apresentações de trabalhos, treinamentos, discussões e premiações.

Todas as apresentações e atividades estão voltadas para o tema central do evento, mas cada um abordará um tópico diferente. Entre eles estão a sustentabilidade, geração de fontes renováveis, mobilidade urbana, infraestrutura de países em desenvolvimento, entre outros.

O evento é uma oportunidade para que os profissionais, estudantes e acadêmicos da área das Américas do Sul, Central e Norte se reúnam a cada quatro anos para trocar experiências sobre o que vem sendo desenvolvido na área de geossintéticos, tanto no meio acadêmico quanto na prática. O secretário geral do Congresso, André Estevão comenta ainda sobre a força das Américas no tema. “Em vários países daqui o uso dos geossintéticos está bem consolidado, além das pesquisas em desenvolvimento. Por isso será um Congresso de nível muito alto”.

Estevão também ressalta a relevância dos geossintéticos para várias áreas da engenharia, tanto na geotecnia como em transportes, mineração, na engenharia ambiental e civil.  Ana Cristina Sieira, secretária executiva da ABMS e coordenadora de apoio local do GeoAmericas, completa que o evento “é uma excelente oportunidade para engenheiros geotécnicos se atualizarem sobre o desenvolvimento de novos produtos, aplicações e técnicas relacionados aos geossintéticos”. 

Programação do evento

As sete sessões plenárias já têm os palestrantes confirmados. O brasileiro Márcio Almeida, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fará a palestra de abertura do Congresso com o tema “Brazilian Contributions to Geosynthetic Engineering”. Após cada plenária, serão realizadas sessões técnicas, de discussão e de treinamento.

Estevão conta que um espaço será destinado ao ensino de geossintéticos, com cursos voltados ao aperfeiçoamento de professores e sessões de discussões sobre como implementar o ensino de geossintéticos nas universidades. Os jovens também terão destaque na programação, com atividades especiais.

Pela primeira vez, o Congresso vai abrigar atividades relacionadas a todos os comitês técnicos da organizadora do evento, a Associação Brasileira de Geossintéticos (IGS). Cada um desenvolveu uma atividade que trata das novidades relacionadas a sua área de atuação de geossintéticos.

As inscrições antecipadas vão até o dia 26 de janeiro, com preços especiais para estudantes e profissionais associados à ABMS.

Confira a programação completa e faça a sua inscrição aqui.

 

Serviço
4º Congresso Panamericano de Geossintéticos

Data: 26/04 a 29/04/2020
Local: Windsor Expo Convention Center
R. Martinho de Mesquita, 129 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Inscrições: https://www.geoamericas2020.com.br/inscricoes


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *