Painel do Associado

GEORS, palestras e workshops marcam o ano de 2015 do Núcleo Rio Grande do Sul

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016 comentários

geors-interna2O ano de 2015 foi agitado para os associados do Núcleo Rio Grande do Sul da ABMS. A comunidade técnica pôde aproveitar os diversos eventos realizados na região, dentre palestras e workshops. Um deles, no entanto, foi um marco para o Núcleo – o VIII Seminário de Engenharia Geotécnica do Rio Grande do Sul (GEORS’2015), realizado em São Leopoldo, que recebeu mais de 700 participantes e bateu todos os recordes de público até o momento. “Foi o nosso evento mais interessante no ano de 2015”, declara o engenheiro Antônio Thomé, presidente do Núcleo. (Foto de parte do público do GeoRS’2015)

Outros eventos também fizeram parte da agenda. Logo após o Regeo/Geossintéticos 2015, realizados em Brasília nos dias 19 a 21 de julho, o professor Krishna R. Reddy, da Universidade de Illinois (Chicago) e chairman da American Society of Civil Engineer (ASCE), esteve presente em Porto Alegre para realizar palestras sobre o tema Sustentabilidade aplicada à remediação de solos contaminados.

No dia 13 de outubro foi realizada a palestra “Escavações Subterrâneas para a Graduação”, idealizada pelo Grupo de Jovens Tuneleiros do Comitê Brasileiro de Túneis da ABMS (CBT Young Members). A palestra voltou-se para os alunos de graduação em engenharia civil e foi realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

No dia 26 do mesmo mês, a 11ª edição da Palestra Milton Vargas chegou a Porto Alegre. Proferida pelo professor Romero César Gomes, o tema “Geotecnia Aplicada à Mineração: Estudo de casos, Perspectivas e Desafios Tecnológicos” interessou aos mais de 70 participantes do encontro, superando também as expectativas do Núcleo.

No dia 13 de novembro, palestrantes de Portugal, Reino Unido, Itália, Estados Unidos e do Brasil se reuniram em Porto Alegre para o “Workshop Internacional: Desenvolvimentos Recentes na Engenharia Geotécnica”. Reunindo cerca de 70 participantes, o Workshop abordou as mais recentes pesquisas trazidas pelos palestrantes, promovendo um intercâmbio de conhecimentos entre os profissionais e o público.

Redes sociais

O Núcleo também inaugurou em 2015 a sua presença no Facebook. Através da página ABMS – Núcleo Rio Grande do Sul, os associados e profissionais da comunidade técnica local podem acompanhar informações relevantes e saber de novos eventos programados na região.

Planos para 2016

Outros eventos estão planejados para acontecerem este ano. “Em março, o Núcleo irá receber as palestras do Cursos Itinerantes, realizadas pelo Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas da ABMS”, adianta Antônio Thomé. O tema do curso é “Estabilização de Taludes Rochosos” e conta com o patrocínio da empresa Maccaferri.

Já em maio, está sendo planejado também o workshop Geotecnia Ambiental no Brasil. De acordo com o presidente do Núcleo, o evento será realizado na segunda quinzena do mês.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *