Painel do Associado

Gestão 2021/22: Núcleo Minas Gerais terá estatuto e CNPJ próprios

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021 comentários

Liderada pelo engenheiro Fernando Saliba, a nova Diretoria do Núcleo Minas Gerais prevê a adoção de iniciativas para facilitar a gestão operacional do Núcleo. Entre as ações previstas estão a elaboração de um novo estatuto e a inscrição de um CNPJ próprio. O novo Estatuto da ABMS, aprovado em 2020, prevê que cada regional poderá ter seu próprio estatuto e CNPJ. “Tais iniciativas evitarão a bitributação de impostos durante a contratação de serviços e possibilitarão que o Núcleo venha a ser reconhecido como uma Entidade de Classe junto ao CREA-MG”, explica o presidente. “Seguiremos, no entanto, vinculados à ABMS e ao que estabelece o Estatuto da Nacional”. Duas áreas estão especialmente no foco da nova Diretoria – mineração e fundações.



Eventos online

Diante da pandemia de Covid-19, o Núcleo Minas Gerais planeja, para o ano de 2021, eventos no formato online. Encontros que já se tornaram tradicionais no Núcleo serão mantidos, agora de forma não-presencial. Mulheres Geotécnicas, III Workshop sobre Cravação de Estacas e Geomin – Geotecnia Aplicada à Mineração são alguns exemplos de eventos que já estão sendo preparados para este ano.

O Núcleo está organizando ainda um curso sobre fiscalização de investigação geotécnica de campo. O objetivo é formar profissionais que querem saber mais detalhes de como fazer o acompanhamento de sondagens, de ensaios de campos e de outras investigações.

Aproximação com entidades do setor

A nova Diretoria pretende estreitar laços com entidades que tratam de temas de interesse comum com a ABMS, como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), a Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE), o Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape).

A nova Diretoria

Para a gestão 2021-2022 do Núcleo Minas Gerais, a Diretoria se divide em dois grupos quando se trata de área de atuação. Parte dos diretores atua no setor de mineração e outra parte está envolvida com fundações. “Este formato foi proposital”, revela Saliba. “Nossa intenção é explorar a fundo estes dois temas, que são muito relevantes para o Estado”.

Além de Fernando Saliba, presidente, estão na Diretoria Ivan Vianna, engenheiro especialista em fundações que já presidiu o Núcleo, como vice-presidente. O engenheiro Uilian Albino será o secretário geral. Já o Secretario Executivo será ocupada pelo engenheiro Anderson Silva, que é professor da Universidade Fumec e atua na área de fundações. O tesoureiro é Matteus Hamade, engenheiro que atua como consultor na área de mineração.

Perfil do presidente Fernando Saliba

Fernando Saliba, presidente do Núcleo Minas Gearis

Ainda na graduação, para cobrir as férias de um colega, Saliba fez estágio na área de geotecnia e nunca mais a deixou. Durante o mestrado, na PUC-Rio, conheceu o professor Alberto Sayão, ex-presidente da ABMS, que o apresentou à entidade. Desde então, Saliba tornou-se associado.

Ao final do mestrado, retornou a Belo Horizonte e passou a acompanhar mais de perto as atividades do Núcleo Minas. Interessou-se cada vez mais pela ABMS e vem contribuindo de forma permanente para o desenvolvimento da engenharia geotécnica. Há cerca de oito anos, Saliba está envolvido diretamente com a Diretoria e as ações do Núcleo Minas Gerais da ABMS.

Leia também:

ABMS mostra quem são e o que pensam os novos presidentes de Núcleos Regionais e Comitês

Formada por jovens do interior do Estado, Diretoria do Núcleo São Paulo quer expandir presença digital

A busca pela igualdade de gênero na área geotécnica é foco do Núcleo Centro-Oeste

Núcleo Norte quer unir comunidade local e agregar novos associados

Núcleo Paraná/Santa Catarina quer fortalecer o posicionamento da ABMS perante a sociedade

Núcleo Rio de Janeiro quer estreitar vínculos com alunos de graduação


Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *