Painel do Associado

Grande participação do público e palestras de alta qualidade marcam sucesso do 4º Mulheres Geotécnicas

quinta-feira, 19 de abril de 2018 comentários

Palestras de altíssima qualidade técnica e intensa participação do público. Essa foi a fórmula de sucesso que marcou a 4ª edição do seminário Mulheres Geotécnicas. O evento foi realizado pelo Núcleo Minas Gerais da ABMS no dia 21 de março, no Plenário do CREA-MG, em Belo Horizonte. “O mais interessante dessa edição foi a grande presença de não associados”, declara o presidente do Núcleo, o engenheiro Gustavo Vianna. “Quase a metade do público inscrito era de profissionais sem vínculo direto com a ABMS. Esse é um bom indicativo de que o Núcleo está cumprindo bem o seu papel de disseminar conhecimento e atrair possíveis novos colegas à Associação”. (Na foto, da esq. à dir.: Fernando Saliba, vice-presidente do Núcleo; Gustavo Vianna, presidente do Núcleo; Regina Moretti, palestrante; José Mário Mafra, secretário executivo do Núcleo; Luiz Guilherme de Mello e a palestrante Paula de Mello Martins)

Na ocasião, 70 participantes puderam prestigiar as palestras ministradas por duas profissionais de renome em suas áreas. A primeira palestra, proferida pela engenheira Paula de Mello Martins, especializada em projetos de estruturas geotécnicas para mineração, abordou o tema “Geossintéticos na Mineração – A prática, do projeto à execução”.

Em seguida, foi a vez da engenheira Maria Regina Moretti, especializada em barragens e segurança de barragens, falar sobre “Liquefação – Evolução do conhecimento e metodologias de avaliação”. “Ambas as apresentações foram muito interessantes e resultaram em um feedback bastante positivo do público”, avalia Vianna.

Paula Martins comentou a aplicação prática de geossintéticos, mostrando que apesar de estes produtos e as ferramentas de aplicação existirem há muito tempo, ainda pairam muitas incertezas a respeito do tema. “No geral, quis passar a mensagem de que os profissionais precisam ter conhecimento dos métodos de cálculo, de dimensionamento de geossintéticos”, explica. “Vejo que é comum profissionais não aplicarem ou evitarem a técnica, ou por não terem boas experiências com esses produtos ou por não terem conhecimento sobre os métodos de cálculo. Mas procuro enfatizar, sempre, que existem métodos de cálculo e eles estão sempre sendo aprimorados”.

Regina Moretti, em seguida, abordou a evolução do conhecimento em análise de liquefação. “Uma vez que o público do evento era composto basicamente por geotécnicos, mas não necessariamente todos voltados à área de barragens, optei por levar um histórico do tema, abordando como começaram os estudos sobre o assunto, quem foram os principais pesquisadores, como as descobertas foram surgindo, o que temos de conhecimento hoje, quais foram as metodologias utilizadas para avaliar esse fenômeno antes e como é feito atualmente. E fiquei muito satisfeita ao perceber que o público se interessou tanto pelo tema”, diz a engenheira.

 

Homenagem

A valorização da atuação feminina na área foi elogiada pelas palestrantes.

“A iniciativa do Núcleo Minas Gerais da ABMS é louvável”, declara Regina. “Em uma área de atuação majoritariamente composta por homens, ainda que mais mulheres estejam se voltando para a geotecnia, ser reconhecida pelo meu trabalho é uma honra. E foi muito gentil por parte da ABMS me fazer o convite para palestrar aos colegas mineiros”.

A engenheira Paula Martins também aprecia a iniciativa. “Entendo que o evento, sendo realizado no mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, é uma homenagem às mulheres da área e uma forma de exaltar o trabalho delas. Por isso sinto-me honrada em participar”.

 

Associados podem ter acesso às palestras

Os associados ao Núcleo Minas Gerais da ABMS e demais participantes poderão ter acesso aos materiais das palestras da última edição do seminário, através de link a ser enviado aos inscritos.

Para mais informações sobre este e outros eventos do NRMG, os interessados podem entrar em contato com a ABMS pelo e-mail abms@abms.com.br ou enviar um e-mail diretamente à secretaria regional do Núcleo, através do contato: nrmg.abms@gmail.com

 

 

 

 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *