Home > Temas > Aterros Sanitários > Índice

Aterros Sanitários

Obra sobre aterros em solos moles é lançada
Design and Performance of Embankments on Very Soft Soils

Obra sobre aterros em solos moles é lançada

O livro “Design and Performance of Embankments on Very Soft Soils”, produzido pelos professores Márcio Almeida e Maria Esther Marques, ambos associados à ABMS, lançado esse este ano em Paris durante o XVIII ICSMGE (18º Congresso Internacional da ISSMGE), promete estar entre as principais referências em estudos de Engenharia de Solos e Geotecnia. A obra aborda de forma minuciosa e bem detalhada todas as etapas de projeto de aterros sobre solos moles, desde sua concepção até o monitoramento da obra construída, além de discutir os conceitos desenvolvidos necessários durante os estágios do projeto.

 

leia mais
Universidade de Brasília Comportamento geomecânico de aterros sanitários é tema de palestra

Comportamento geomecânico de aterros sanitários é tema de palestra


O Núcleo Regional Centro-Oeste da ABMS e a Universidade de Brasília (UnB) promovem, no dia 28 de agosto, às 15h30, a palestra “Monitoramento e Modelagem do Comportamento Geomecânico de Aterros Sanitários”. Apresentada por Gustavo Ferreira Simões, tesoureiro do Núcleo Regional Minas Gerais da ABMS, e professor da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a palestra tem como objetivo destacar a importância do desenvolvimento de estudos sobre a disposição dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) em aterros sanitários e apresentar as atividades realizadas no Aterro Sanitário de Belo Horizonte a respeito do comportamento geomecânico dos RSU.

leia mais
ATERROS SANITÁRIOS E GEOTECNIA AMBIENTAL Instituições ressaltam importância da geotecnia e mecânica dos solos

Instituições ressaltam importância da geotecnia e mecânica dos solos

Em matéria sobre cursos de geotecnia e mecânica dos solos, USP Online destaca a importância dos geotécnicos na resolução de problemas que afetam a sociedade, como o escorregamento de solo.

leia mais
DFI Delegação brasileira elogia o evento e traz novidades para o SEFE 7

Delegação brasileira elogia o evento e traz novidades para o SEFE 7

“O DFI é um momento importante para reciclar conhecimento sobre as novidades do segmento”, conta Jarbas Milititsky, ex-presidente da ABMS. “Os eventos do DFI são sempre relevantes. Principalmente no que se refere a equipamentos e tecnologia”, complementa Frederico Falconi, sócio da entidade. Foi um destes eventos que a cidade de Boston, nos Estados Unidos, recebeu entre os dias 18 e 21 de outubro. O 36º DFI (Deep Foundations Institute), contou com a participação de mais de 600 pessoas. Entre elas, engenheiros norte-americanos e delegações internacionais, como a brasileira. Os representantes do Brasil foram Jarbas Milititsky, Frederico Falconi e Armando Caputo, também associado à ABMS.

“Uma das atrações do evento foi a apresentação da empresa que produziu a sonda que salvou os mineiros no Chile. Pudemos, inclusive, observar a sonda de perto durante a apresentação”, elogia Jarbas. “O destaque do evento é permitir a possibilidade de diálogo entre países, nos quesitos tecnologia e técnica”, opina Falconi.

Reunião


Durante o DFI, a delegação brasileira reuniu representantes do evento, como o presidente, James A. Morrison, o secretário executivo, John Wolosick e a diretora técnica, Mary Ellen Bruce, para debater a participação dos membros do DFI no 7° Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia (SEFE 7). “Ao longo da reunião, foram feitas indicações de participantes de conferências para ministrar palestras no SEFE 7”, afirma Frederico. “Discutimos a indicação de nomes para três conferências e cinco palestras técnicas.”

“Já temos duas confirmações e outras quatro indicações”, contabiliza Jarbas. Para a escolha destes nomes, uma minuciosa explicação do propósito do SEFE foi feita aos representantes do DFI. “Nós explicamos a natureza das apresentações e eles nos indicaram profissionais que se adequassem a este conceito”, justifica o ex-presidente da ABMS.

“Estamos muito satisfeitos com o auxílio e a disposição do DFI”, afirma Falconi. “Contamos, também, com a honra de receber o presidente do evento para uma mesa redonda”, diz Milititsky. O SEFE 7 acontecerá entre os dias 17 e 20 de junho, em São Paulo. Para mais informações sobre o evento, consulte o site oficial.

leia mais