Painel do Associado

Com excepcional bagagem acadêmica e profissional, Paulo Teixeira da Cruz será homenageado no próximo dia 4/10 em SP

segunda-feira, 30 de setembro de 2019 comentários

Engenheiro civil, mestre pelo Massachussets Institute of Technology, doutor pela Escola Politécnica da USP e pós-doutor pelo LNEC, Paulo Teixeira da Cruz será homenageado pela ABGE no próximo dia 4 de outubro, em São Paulo. Ao longo de 60 anos de carreira, ele publicou mais de 40 artigos, é autor de dois livros, atuou como consultor de mais de uma centena de obras importantes, especialmente barragens, construiu vasta experiência no meio acadêmico, e participou de inúmeros eventos técnicos no Brasil e no mundo.

Associado à ABMS, Paulo Teixeira da Cruz (foto à esquerda) é figura respeitada no meio técnico. Formado em engenharia civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui mestrado pela Massachussets Institute of Technology (MIT), doutorado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) e pós-doutorado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa (LNEC). É também autor de dois livros: Barragens de enrocamento com face de concreto (Editora Oficina de Textos, 2014) e 100 barragens brasileiras (Oficina de Textos, 2004). Atuou também como consultor na área de geotecnia em mais de 100 projetos espalhados pela América Latina.

A homenagem será promovida pela ABGE – Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental durante o evento “A Tarde da ABGE”. Os engenheiros Milton Kanji e Faiçal Massad, também associados à ABMS, irão organizar a cerimônia.

Além da justa homenagem ao professor Paulo Cruz, a ocasião contará também palestras técnicas. Serão apresentados os temas “Fundações de Linhas de Transmissão e Aerogeradores”, que será ministrado pelos engenheiros Marcos Mussao Futai e Jehovah Nogueira Junior, e “Fundações de Barragens”, ministrado pelo homenageado Paulo Teixeira da Cruz ao lado de Antônio Abrahão. Já o geólogo João Jerônimo Monticeli apresentará o livro Geologia de Engenharia e Ambiental.

Ao final da Tarde, os presentes serão convidados a participar de uma confraternização com sorteio de livros pela ABGE.

O evento tem o apoio da ABMS, do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), da GeoInfra USP e da Faculdade Politécnica da USP (Poli-USP).

As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://www.abge.org.br/1-tarde-abge-a-geologia-de-engenharia-aplicada-em-fundacoes-de-barragens

 

SERVIÇO

Tarde da ABGE – A Geologia de Engenharia Aplicada em Fundações e Barragens e Homenagem aos 85 anos do Prof. Paulo Cruz
Data: 4 de outubro de 2018, sexta-feira
Horário: das 14h às 18h30
Local: Cidade Universitária da USP – Ed. Engenharia Civil e Ambiental, sala S-02.
Av. Prof. Almeida Prado, 83, São Paulo.
Mais informações: www.abge.org.br

 

(Com informações da Biblioteca Virtual da FAPESP, Editora Oficina de Textos e do Portal da Geotecnia)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *