Painel do Associado

Inmetro certifica as quatro primeiras instituições para realizar avaliações em aeroportos, rodovias e portos

segunda-feira, 08 de julho de 2019 comentários

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) credenciou, no início do mês de maio, as quatro primeiras instituições para realizar inspeções de obras de empreendimentos de infraestrutura pelo Programa de Inspeção Acreditada para Empreendimentos de Infraestrutura do Governo Federal.

A ideia é que os riscos sejam reduzidos e as empresas ganhem mais credibilidade no mercado em relação aos serviços prestados, aos orçamentos e aos prazos estimados.  Tudo isso será feito por meio do aperfeiçoamento da qualidade técnica das obras de engenharia, desde a sua fase de concepção até a execução.

Outro objetivo do programa é trazer maior confiabilidade tanto para os empreendimentos de infraestrutura do governo quanto para aqueles feitos pela iniciativa privada.

Até agora, o Inmetro acreditou apenas quatro instituições para realizar avaliações em aeroportos, rodovias e portos: a Interdek Brasil, o Instituto Alphageos de Tecnologia (IAT), o ABS Group, e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

As empresas que quiserem participar do programa deverão ter o projeto certificado pelo Inmetro. Após a aprovação, deverá ser efetuado o acompanhamento e a fiscalização da implantação.

Caso a instituição queira, também poderá verificar os requisitos técnicos, legais, normativos e documentais previstos em projeto e que estão explicitados nos relatórios técnicos vinculados à certificação.

Informações detalhadas poderão ser obtidas em https://www.ppi.gov.br/inmetro-acredita-primeiros-organismos-de-inspecao-de-empreendimentos-de-infraestrutura

Imagem: twinsterphoto/iStock.com


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *