International Council on Mining and Metals divulga acordo para melhorar a gestão das barragens de rejeitos

terça-feira, 13 de dezembro de 2016 comentários

reuniaoengenheiros-internaO ICMM – International Council on Mining and Metals – divulgou um acordo após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, MG, com o objetivo de tornar mais seguras as barragens de rejeitos. O acordo obriga os 23 membros do Conselho a melhorar a gestão deste tipo de barragem em suas operações globais.

Um guia foi elaborado, por empresa de consultoria contratada pelo ICMM, a partir de relatórios sobre práticas de gestão em barragens para rejeitos que ficam na superfície feitos nas 23 empresas que compõem a ICMM.

Entre as conclusões do guia está a ênfase na governança para assegurar que as orientações técnicas e de gestão sejam aplicadas com mais eficácia. Os relatórios não apontam os motivos do desastre na barragem da Samarco, mas traz lições deste e de outros acidentes.

As novas regras do ICMM estão organizadas da seguinte maneira: Prestação de Contas, Responsabilidade e Competência, Planejamento e Recursos, Gestão de Risco, Gestão de Mudança, Prontidão e Resposta a Emergências; e Revisão e Garantia.

Acesse aqui a íntegra do documento do International Council on Mining and Metals.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *