International Council on Mining and Metals divulga acordo para melhorar a gestão das barragens de rejeitos
O ICMM – International Council on Mining and Metals – divulgou um acordo após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, MG, com o objetivo de tornar mais seguras as barragens de rejeitos. O acordo obriga os 23 membros do Conselho a melhorar a gestão deste tipo de barragem em suas operações globais.
Um guia foi elaborado, por empresa de consultoria contratada pelo ICMM, a partir de relatórios sobre práticas de gestão em barragens para rejeitos que ficam na superfície feitos nas 23 empresas que compõem a ICMM.
Entre as conclusões do guia está a ênfase na governança para assegurar que as orientações técnicas e de gestão sejam aplicadas com mais eficácia. Os relatórios não apontam os motivos do desastre na barragem da Samarco, mas traz lições deste e de outros acidentes.
As novas regras do ICMM estão organizadas da seguinte maneira: Prestação de Contas, Responsabilidade e Competência, Planejamento e Recursos, Gestão de Risco, Gestão de Mudança, Prontidão e Resposta a Emergências; e Revisão e Garantia.
Acesse aqui a íntegra do documento do International Council on Mining and Metals.