Painel do Associado

ITA tem representante brasileiro na Vice-Presidência

sexta-feira, 28 de junho de 2013 comentários

In-Mo Lee, ex-presidente da ITA (International Tunnelling and Underground Space Association) na gestão 2010-2013, lançou mão de seus vice-presidentes para descentralizar algumas funções que, antes, eram de competência apenas do presidente. As decisões finais ainda cabiam a ele, mas foram atribuídas funções aos vice-presidentes, que ajudaram a aprimorar o desempenho da entidade como um todo. Continuando esta tradição, Soren Eskesen, presidente eleito para a gestão 2013-2016 da ITA, delegou funções aos seus vice-presidentes após o término do Congresso Mundial de Túneis de 2013 (WTC2013), ocorrido de 31 de maio a 7 de junho em Genebra, na Suíça. A novidade é que um dos quatro vice-presidentes é Tarcísio Barreto Celestino, ex-presidente do Comitê Brasileiro de Túneis da ABMS, professor da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, e gerente de Engenharia Civil I da Themag Engenharia. Veja abaixo editorial escrito por Hugo Cássio Rocha, presidente do CBT, sobre o assunto.

“O início do processo se deu quando Olivier Vion, diretor executivo da ITA, sugeriu que Tarcísio fosse candidato a vice-presidente da entidade. Ele percebeu que aquela era uma oportunidade para que o CBT voltasse a ter uma representação importante na sociedade internacional. Seria uma conquista não apenas dele, mesmo considerando a sua importante atuação no conselho executivo nos últimos dois anos, mas da comunidade tuneleira brasileira. Na ocasião ele me consultou e, em nome do CBT, ofereci nosso apoio, mas ressaltei que seria uma decisão pessoal devido ao grande dispêndio de horas e privação do convívio familiar que tal posição implicaria. Apesar disso, ele resolveu encarar mais este desafio. Apoiado amplamente pelo CBT e pela comunidade latinoamericana, Tarcísio B. Celestino entendeu que não poderíamos perder esta oportunidade.

A efetivação da sua eleição demonstra o reconhecimento mundial do nosso amigo pela sua competência, honestidade e domínio técnico e o bom momento das obras subterrâneas do Brasil e do CBT frente à comunidade tuneleira internacional.

Como vice-presidente da ITA , Tarcísio terá funções específicas, delegadas pelo novo presidente, Soren Eskesen. A primeira delas será a condução do contato entre o Conselho Executivo e os Grupos de Trabalho, os Working Groups (WGs). Os WGs formam o núcleo de maior importância técnica da ITA, mas eles não andam sozinhos. A revisão e o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos WGs cabem ao Conselho Executivo da ITA. A função do novo vice-presidente será a de fazer esse meio de campo para que as funções sejam desempenhadas da melhor maneira possível.

Outra questão que ainda precisa de mais detalhamento da entidade é a função dos Grupos de Atividade, criados recentemente. Estes grupos estão no âmbito da ITAtech, braço das empresas e das indústrias na ITA, e desempenham função semelhante àquela dos Grupos de Trabalho. Os limites e as diferenças entre as atividades de um e de outro, no entanto, precisam ser mais bem definidos. E Tarcísio vai ajudar a estabelecer esses limites, juntamente com o vice-presidente responsável por olhar com cuidado para os Grupos de Atividade, por meio da observação das atividades de cada grupo.

Além disso, como vice-presidente, ele terá a função de consolidar as atividades de alguns países membros da ITA. In-Mo Lee expandiu muito o número de países membros da ITA. O que acontece, no entanto, é que há muitos países que não são ativos na entidade. Cabe a cada vice-presidente, então, cuidar da relação entre a International Tunnelling and Underground Space Association e os grupos nacionais de países membro de sua região.

Para apoiá-lo neste novo desafio, foi eleito, com apoio do Brasil, Alexandre Gomes, membro do Conselho Executivo da ITA, brasileiro e presidente da Associação Chilena de Túneis. Além disso, Tarcísio Barreto Celestino contará com o total apoio do Comitê Brasileiro de Túneis. E todos nós da comunidade tuneleira do Brasil vamos dar todo o apoio necessário ao amigo Tarcísio para que ele realize uma brilhante gestão na ITA ao lado de seus companheiros de Diretoria.

Conte com a gente, Tarcísio!

Hugo Cássio Rocha
Presidente do CBT


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *