Painel do Associado

James Mitchell fala sobre a Victor de Mello Lecture

sexta-feira, 06 de dezembro de 2013 comentários

Convidado para ministrar a próxima Victor de Mello Lecture, James Mitchell concedeu entrevista à Comunicação da ABMS. O engenheiro geotécnico falou sobre a honra de ser o responsável pela palestra, suas expectativas e o tema a ser abordado. A 4ª Victor de Mello Lecture acontece durante o VII Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia, nos dias 10 e 11 de setembro de 2014, em Goiânia.

 

James Mitchell

Engenheiro civil graduado pelo Instituto Politécnico de Rensselaer, James Mitchell recebeu o título de mestre em Engenharia Civil em 1953, pelo Massachussetts Institute of Technology (MIT) e o de doutor na mesma área, em 1956, também pelo MIT.

Ao longo de sua carreira, Mitchell ministrou aulas de graduação em Comportamento de Solo, Melhorias de Solo e Terreno, Engenharia de Fundação e Geotecnia Ambiental no Programa  de Engenharia Geotécnica do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Berkeley, que ele presidiu de 1979 a 1984. Em 1999, Mitchell se tornou Professor Emérito da Universidade da Virgínia. Atualmente, James Mitchell é consultor de diversos órgãos governamentais e empresas privadas na área de problemas geotécnicos e projetos de terraplanagem.

Mitchell supervisionou a pesquisa de dissertação de 76 estudantes de Ph.D. e tem mais de 375 publicações. Entre elas, “Fundamentals of Soils Behavior”, em sua 3º edição. Para ver mais detalhes sobre a experiência profissional de James Mitchell, acesse aqui.

Confira abaixo a entrevista concedida à Comunicação da ABMS.

ABMS: Como o senhor se sentiu com o convite para ministrar a Victor de Mello Lecture?

James Mitchell: Fiquei realmente muito honrado. Victor de Mello foi um verdadeiro “Gigante da Geotecnia” de liderança internacional e deu muitas contribuições técnicas e profissionais que tiveram impactos positivos significantes no desenvolvimento da nossa área.

ABMS: Qual será o tema abordado na palestra e qual a sua relevância para a comunidade geotécnica e a sociedade civil?

James Mitchell: O título da palestra é “Contemporary Geotechnics – A Multifaceted Discipline”. Pretendo traçar o desenvolvimento da nossa área desde a mecânica dos solos e a engenharia de fundações, quando eu comecei, até o que ela é hoje – um meio técnico e profissional que, combinando diversas ciências e tecnologias, é capaz de resolver problemas e fazer projetos de variados tipos no solo, sobre o solo e com o solo. Vou ilustrar essa diversidade descrevendo um projeto recente que envolveu avaliação de potenciais instabilidades de estruturas sensíveis na superfície, resultado de zonas muito moles que existem a dezenas de metros.

ABMS: Quais são as suas expectativas para a palestra? 

James Mitchell: Espero poder apresentar informações, conceitos e conhecimentos que sejam de interesse aos presentes e à comunidade geotécnica como um todo.

ABMS: O que você espera do Cobramseg e do Congresso Luso-Brasileiro?


James Mitchell:
 Espero uma recepção calorosa dos meus amigos e colegas brasileiros e portugueses. Que eles possam me mostrar e me ensinar muita coisa e que sejam tolerante com a minha inabilidade de falar a língua deles.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *