Painel do Associado

Jucá encerra Palestra Milton Vargas na Bahia, com transmissão ao vivo pela internet

terça-feira, 23 de julho de 2019 comentários

A última parada da Palestra Milton Vargas, no dia 10/7, teve como destino a capital da Bahia, Salvador. Com direito a transmissão ao vivo pela internet, Jucá reuniu no auditório do CREA-BA, um público misto, variando entre membros de órgãos públicos e empresas privadas, estudantes e profissionais ativos na geotecnia.

O debate foi um dos pontos de maior destaque e mais valorizado pelo palestrante. Jucá esclareceu todas as dúvidas do público e opinou sobre os assuntos discutidos, compilando diversos pontos da geotecnia ambiental, com foco na área de aterros sanitários. Além disso, mostrou como a reutilização dos plásticos e o aproveitamento do lixo como fonte de matéria-prima é necessária e que pode ser fonte de rendimentos.

O aterro de Recife (PE) foi outro ponto relevante que chamou a atenção dos geotécnicos da Bahia. “Os profissionais que compareceram à palestra puderam conhecer algumas pesquisas realizadas, como, por exemplo, a referente à composição do lixo em cada rota de coleta feita em Recife”, comenta a presidente do Núcleo BA da ABMS, Luciene Moraes. “Também notamos que há conteúdos totalmente aplicáveis ao Aterro Metropolitano de Salvador”, analisa Luciene.

Em relação à coleta seletiva, Jucá acredita que o caminho adequado seja conhecer bem a composição de cada rota de coleta e, a partir disso, investir nessas rotas por serem mais rentáveis. Luis Edmundo Campos, ex-presidente do Núcleo BA da ABMS e presidente do CREA-BA concorda que “se começarmos a não utilizar certos materiais, dando um destino correto aos tipos de lixo para não se misturar, já é um grande avanço”. E acrescenta “Devemos colaborar e descartar o mínimo possível!”.

Fernando Jucá finalizou a palestra enfatizando que “temos que investir tempo e se aprofundar. Não devemos tratar isso com superficialidade”. Para Luciene Moraes, “a Palestra Milton Vargas foi uma excelente oportunidade para todos os geotécnicos da região. Eventos assim dão aos associados possibilidades de conhecimento, inovação e oportunidades para conhecerem novas áreas”.

Para ter acesso ao conteúdo na íntegra e assistir ao vídeo da última Palestra Milton Vargas,clique aqui.

Agradecimentos

A Palestra Milton Vargas rodou o país, passando por 11 estados brasileiros. A ABMS agradece a colaboração e mobilização de todos os Núcleos, e em especial ao Prof. Fernando Jucá pela realização deste evento de grande sucesso.

 

 

 

 

Entrevista com o palestrante

A carência de profissionais foi um tema abordado por Fernando Jucá em entrevista à ABMS. A entrevista aconteceu, inclusive, no dia da Palestra em São Paulo. Assista abaixo:

 

Confira como foi a Palestra Milton Vargas pelo Brasil

Pernambuco
Minas Gerais
Rio de Janeiro
São Paulo
Rio Grande do Sul
Tocantins
Mato Grosso
Espírito Santo
Paraná e Santa Catarina


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *