Levar a ABMS ao interior e promover a geotecnia são objetivos do Núcleo São Paulo

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017 comentários

pauloalbuquerque-nrsp-internaAlém de dar continuidade aos trabalhos realizados nas gestões anteriores, o Núcleo São Paulo da ABMS terá mais dois desafios para os anos 2017 e 2018. “Atualmente, é mais comum contarmos com a participação dos profissionais residentes da capital, mas queremos mudar isso”, declara o presidente eleito para o biênio, o engenheiro Paulo José Rocha de Albuquerque (foto). “Queremos que os profissionais do interior se aproximem mais do Núcleo. E vamos trabalhar nesse sentido”.

De acordo com o presidente, que também é professor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), outro objetivo é divulgar a própria geotecnia nas instituições de ensino. Para ele, é fundamental levar ao conhecimento dos futuros engenheiros civis a importância do geotécnico na sociedade – além de apresentar a ABMS como a principal entidade que representa esse segmento e promove congressos e encontros diversos de cunho técnico e acadêmico.

Para cumprir esses objetivos, o Núcleo dará continuidade na realização de eventos mensais, como palestras e seminários, além da promoção de cursos e minicursos. “A primeira palestra do ano já está com data marcada”, adianta Albuquerque. No dia 21 de fevereiro, os engenheiros Sérgio Ludemann, Brian Fuentes e Luiz Callandrelli irão palestrar sobre Contenções em Jet Grouting para construção de uma moega ferroviária. “Essa palestra será sobre um dos trabalhos vencedores do Prêmio José Machado da ABMS.”

Além disso, as reuniões das comissões de revisão das normas da ABNT continuarão a pleno vapor. “Sempre contamos com um ou mais representantes do Núcleo nessas reuniões, o que contribui para que as discussões levantadas sejam de alto nível”.

“Outro ponto que merece destaque diz respeito às preparações para o Cobramseg 2020, que será realizado no Estado de São Paulo”, comenta o presidente. “Ainda que o Congresso não aconteça nesta gestão, já estamos iniciando  os trabalhos para que a próxima diretoria possa concretizar o evento com sucesso”.

Experiências anteriores

Como ex-vice-presidente nas duas gestões anteriores, Paulo Albuquerque sente-se seguro frente à Diretoria do Núcleo neste biênio. “A experiência como vice-presidente foi importante para conhecer o papel de cada membro da Diretoria e como o trabalho funciona”, conta. “Nesse sentido, vamos conseguir dar continuidade aos trabalhos que já vinham sendo realizados nos anos anteriores e aprimorar o que  vem dando certo”.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *