Painel do Associado

“Lições de Mariana – Um ano depois”. Entidades debatem o tema no início de novembro

sexta-feira, 14 de outubro de 2016 comentários

debatemarianainternaNos dias 3 e 4 de novembro, ABMS, CBDB, ANE e Clube de Engenharia promovem o 5º Debate Nacional Segurança de Barragens de Rejeitos. Esta edição vai abordar as “Lições de Mariana – Um ano depois”. Os maiores especialistas brasileiros no assunto estarão reunidos no Auditório RDC da PUC-Rio para debater o tema.

No primeiro dia, 3 de novembro, o encontro acontece às 14h. Alberto Sayão, ex-presidente da ABMS e professor da PUC-Rio fará um resumo dos eventos anteriores. Em seguida, André Assis, presidente da ABMS, irá proferir a palestra Riscos de Ruptura em Barragens. Flávio Miguez Mello, presidente honorário do CBDB e membro titular da ANE, será o responsável pelo Painel 1, que vai abordar Barragens de Rejeitos no Brasil e no Exterior. O tema do Painel 2 será A Lei de Segurança de Barragens: considerações sobre rejeitos, apresentado por Carlos Henrique Medeiros, diretor do CBDB e membro da ABMS.

O advogado Sérgio Jacques de Moraes vai falar sobre Danos Ambientais: Responsabilidades e Legislação no Painel 3. Após um intervalo, Roberto Azevedo, da UFV, tratará do Fechamento de minas: cobertura do lago de rejeitos e pilhas de estéril no Painel 4. E o último painel do dia, o Painel 5, terá como tema Ensaios de Campo em Rejeitos, sob responsabilidade de Edgar Odebrecht, da empresa Geoforma.

Leandro Costa Filho irá proferir a palestra Projeto e encerramento de depósitos de rejeitos, que será seguida por uma sessão de perguntas e debate.

No dia 4 de novembro o evento continua com a apresentação de um resumo do Relatório dos consultores Samarco, feito pelo engenheiro Bruno Neves, da Light do Rio de Janeiro.

A palestra do dia ficará por conta de Joaquim Pimenta de Ávila, da ABMS, que abordará os Acidentes em Barragens de Rejeitos. O Painel 6, apresentado por Anna Laura Nunes, da ABMS e da COPPE, terá como tema Radar IBIS para a Segurança de Barragens. A Instabilidade e falhas na Barragem de Fundão – Samarco será o assunto de André Fahel, da Terratek, no Painel 7. O engenheiro Alberto Ortigã, da UFRJ, será o responsável pelo Painel 8, cujo tema será Lições do Acidente em Mariana.

Após uma sessão de perguntas e debate, o engenheiro J.P. Remy, da MecaSolo, fará um resumo do evento e Francis Bogossian, presidente do Clube de Engenharia e ex-presidente da ABMS, apresentará algumas propostas.

Acesse aqui o convite com todos os detalhes.

Para fazer sua inscrição (gratuita) e mais informações, contatar Lenilson Oliveira pelo e-mail lenilson@puc-rio.br ou pelo telefone (21) 3527.1189, ramal 105.

O evento conta com o apoio das empresas Geoforma, Huesker, Terratek e Pimenta de Ávila Consultoria.

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *