Painel do Associado

Luciano Jacques de Moraes é o convidado de 2013

quinta-feira, 18 de julho de 2013 comentários

A Engenharia Geotécnica aplicada à infraestrutura de portos será o tema da Palestra Milton Vargas da ABMS. Em 2013, o convidado para ministrar a palestra foi o engenheiro civil Luciano Jacques de Moraes. “Fiquei muito honrado pelo convite”, conta Luciano. “Será uma missão prazerosa falar para uma plateia que está disposta a enveredar pelo belo caminho da Engenharia Geotécnica”. Para o palestrante de 2013, ministrar a Palestra Milton Vargas é uma incumbência muito relevante, “pois é um dos modos de a ABMS atender a seus objetivos estatutários: promover o interesse pela Engenharia Geotécnica e de difundir o conhecimento para um público amplo, não necessariamente (ainda) geotécnico”.

O tema

O tema da Palestra Milton Vargas 2013 foi escolhido por conta da grande demanda por novos terminais portuários, o que exigirá muito da engenharia geotécnica. De acordo com Luciano Moraes, “os locais disponíveis obrigarão a estudos geotécnicos muitíssimo bem detalhados para viabilizar prazo e custo das obras sem surpresas durante a construção”.

Com grande experiência na área, Luciano pretende abordar na Palestra as soluções geotécnicas que estão sendo utilizadas para os desafios que se impõem na implantação de novos portos, “já que as localizações privilegiadas (‘fáceis’, do ponto de vista da Engenharia Geotécnica) foram esgotadas e então restaram os locais mais difíceis”.

Com a Palestra Milton Vargas, Luciano Jacques de Moraes espera cativar os jovens engenheiros e inseri-los na Geotecnia. “Daí a importância de manter o foco no caráter prático deste tema de abrangência nacional, exemplificando com obras de vulto em andamento”.

O engenheiro destaca ainda a importância das investigações geotécnicas realizadas com qualidade e quantidade que atendam as necessidades da obra, “inclusive com uma fiscalização constante, presente e atuante”. Além disso, “o acompanhamento da construção por profissionais geotécnicos qualificados, com a execução dos ensaios de comprovação de desempenho são fundamentais para que a obra seja executada de maneira segura e eficiente”.

Luciano Jacques de Moraes

Engenheiro Civil e mestre em Mecânica dos Solos, Luciano dedicou a vida profissional inteira à Geotecnia, desde seu primeiro estágio, em 1967. Trabalhou em projeto e fiscalização, acompanhamento da construção, com passagens eventuais pelo magistério. Especializou-se em geotecnia rodoviária, barragens de terra e enrocamento, inclusive de rejeitos, encostas/taludes (projeto e remediação) de corte e aterro tanto em solo como em rocha, parte geotécnica de implantação de grandes indústrias e de portos, fundações em geral.

Atualmente está envolvido nas obras do Porto do Açu, Porto de Aracruz, Terminal Brites, Terminal de Santana, barragens de rejeitos em Mariana e trechos da BR-101/RJ.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *