Painel do Associado

Márcio Almeida é convidado a proferir a Conferência Coulomb

segunda-feira, 09 de junho de 2014 comentários

Márcio Almeida, vai apresentar no dia 15 de junho de 2015 a palestra “Melhorias de solos moles: casos de obras, e modelagens numérica e física” durante a Conferência Coulomb, na França. O convite foi feito diretamente pelo Comitê Francês de Mecânica dos Solos. Almeida é professor titular do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, e associado da ABMS.

Em 2013, o professor lançou o livro “Design and performance of embankments on very soft soils”. Foi a partir daí, segundo ele, que o convite para palestrar surgiu. “Aparentemente, o livro tem sido muito bem recebido pela comunidade francesa e internacional. Foi então que o Comitê Francês de Mecânica dos Solos me convidou para que eu apresentasse uma palestra sobre o tema”.

Na palestra, serão abordados estudos recentes realizados em teses de doutorado da COPPE a respeito de aterros estruturados, aterros sobre colunas de brita tradicionais e sobre colunas encamisadas. “O convite é um reconhecimento do meu trabalho em nível internacional”, diz.

A Conferência Coulomb

A Conferência Coulomb foi instituída pelo Comitê Francês de Mecânica dos Solos e Geotecnia, destinada a homenagear a contribuição de Charles Auguste Coulomb (1736 – 1806) à Mecânica dos Solos. A Conferência é apresentada por um cientista da área profissional ou acadêmica cujos trabalhos trouxeram um desenvolvimento significativo no domínio da Geotecnia, seja no aspecto teórico, experimental ou por realizações excepcionais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *