Painel do Associado

Marcos Futai dará palestra sobre chuvas extremas e escorregamentos no dia 26 em SP

terça-feira, 18 de novembro de 2014 comentários

É possível prever os escorregamentos que são decorrentes de chuvas extremas como as verificadas na Serra de Cubatão em 1985 e na região Serrana do Rio de Janeiro em 2011? Por que acontecem tais acidentes geológico-geotécnicos? São questões que Marcos Massao Futai, professor da Escola Politécnica da USP, pretende analisar e responder em palestra que irá ocorrer no próximo dia 26/11, às 18h30, no auditório do Condomínio Villa Lobos, atual sede da ABMS – (Av. Queiroz Filho, 1700 – Vila Hamburguesa). A inscrição é gratuita.

Realizada pelo Núcleo Regional São Paulo e a Comissão Técnica de Taludes da ABMS, a palestra de Futai irá analisar os efeitos de chuvas extremas e as condições geológico-geotécnica e de saturação nos escorregamentos rasos que ocorrem em situações de desastres.

Estabilidade de Taludes é um tema tradicional da Engenharia Geotécnica. Cálculo de estabilidade é uma atividade corriqueira em projetos de engenharia. Definir a geometria, o perfil geotécnico, a posição estacionária do nível freático, parâmetros de resistência e o método de cálculo é uma atividade essencial para realizar o cálculo de estabilidade e definir o fator de segurança (ou probabilidade de falha).

Mas o que acontece em situação de desastres com escorregamentos generalizados? Seria possível fazer alguma previsão? O que fazer se o solo estiver não saturado, que parâmetros e condições usar?

São questões assim que Futai irá abordar em sua palestra. Para isso, dois locais serão usados como exemplos a Serra de Cubatão, em 1985, e a Região Serrana do Rio de Janeiro, em 2011, que já tiveram grandes desastres decorrentes de processos de escorregamento do solo. Cubatão em 1985 e a Região Serrana do Rio de Janeiro em 2011.

Será demonstrado na palestra que as interações solo-atmosfera são muito diferentes nos casos de escorregamentos rasos que ocorreram na Serra de Cubatão e Região Serrana do Rio. Também será apresentada uma metodologia de cálculo que permite quando os escorregamentos generalizados podem ocorrer. Além disso será mostrado, por meio de simulações computacionais, por que esses escorregamentos podem ocorrer.

A palestra será realizada no Auditório do Condomínio Villa Lobos Office – Av. Queiroz Filho, 1700 – Vila Hamburguesa, São Paulo (SP), no dia 26 de novembro de 2014 às 18h30.

As inscrições são gratuitas. Basta preencher a ficha de inscrição abaixo e encaminhá-la para o email abms@abms.com.br


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *