Painel do Associado

Matos Fernandes irá abordar as grandes escavações no meio urbano

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014 comentários

A Conferência Pacheco Silva deste ano terá como conferencista o professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) Manuel de Matos Fernandes. O tema abordado será “Grandes escavações no meio urbano”. “Vou procurar mostrar um pouco dos desafios que a nossa ‘arte’ tem enfrentado para realizar com sucesso estas obras de que a Comunidade tanto necessita”, conta o professor. A conferência deste ano será realizada no dia 13 de setembro, em Goiânia, durante o Cobramseg 2014.

Para o professor, o convite foi uma surpresa. “Foi uma sensação muito saborosa, fiquei extremamente honrado por esta gentileza da ilustre comunidade geotécnica brasileira que, sinceramente, muito admiro”, diz. “Devo confessar, por outro lado, que estou um pouco apreensivo com esta enorme responsabilidade”.

A Conferência

A ABMS instituiu a Conferência Pacheco Silva para homenagear o ilustre profissional e ex-presidente Francisco Pacheco Silva, conforme deliberação do Conselho Diretor em reunião de 8 de novembro de 1990. E desde de 1992, a Conferência é realizada bienalmente tendo sempre como conferencista um engenheiro geotécnico escolhido por votação.

Matos Fernandes

Formado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (distinção, 1976) e Doutor (distinção e louvor, 1984) também na FEUP, Matos Fernandes foi responsável pelo desenvolvimento da equipe de ensino e investigação em Geotecnia da FEUP.

Atualmente é professor Catedrático da FEUP e diretor do Departamento de Engenharia Civil e Coordenador Científico do CEC- Centro de Estudos da Construção, unidade de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, com mais de 50 investigadores doutorados. Em 2013, recebeu da FEUP o Prémio de Excelência Pedagógica.

Além da carreira acadêmica, Matos Fernandes atua como consultor tanto em Portugal como em outros países, como Angola, Moçambique, Macau, México, Peru e Uruguai. Algumas obras de destaque que tiveram consultoria do português são a primeira fase do Metrô do Porto, o Metropolitano de Lisboa, a BRISA – Autoestradas de Portugal, a REFER – Rede Ferroviária Nacional, a EP – Estradas de Portugal e a EDP – Energias de Portugal.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *