Painel do Associado

Minas recebe Cursos Itinerantes com sucesso de público e de avaliação

terça-feira, 29 de setembro de 2015 comentários

cursoitinerante-mg-internaNo dia 24 de agosto, Belo Horizonte recebeu a terceira edição da série Cursos Itinerantes realizada pelo Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas da ABMS (CBMR) e pela empresa Maccaferri. Com quase 70 participantes, a edição alcançou, até agora, o seu recorde de público – o que comprova a relevância do Curso e o grande interesse da comunidade geotécnica pelo seu tema principal: Sistemas de Estabilização e Proteção de Taludes Rochosos.

A abertura do Curso contou com a palestra da engenheira Cássia Azevedo, presidente do Núcleo Minas Gerais da ABMS. Já o CBMR foi representado pelo seu vice-presidente, o engenheiro Reuber Cota. O Curso foi ministrado pela engenheira Anna Laura Nunes (COPPE/UFRJ), ex-presidente do Núcleo Rio de Janeiro da ABMS, e pelo engenheiro Matheus Garcia (Maccaferri do Brasil). Além disso, o Curso contou com a participação do engenheiro José Mário Mafra, que abordou as características dos taludes locais com a palestra “Particularidades dos taludes mineiros”.

Em seguida, Anna Laura Nunes e Matheus Garcia abordaram aspectos teóricos e práticos da identificação das instabilidades em taludes de rochas, bem como o dimensionamento de proteções rígidas e flexíveis.

Avaliação

“O sucesso de público dessa edição se deve, além de outros aspectos, à melhoria das ações de divulgação realizada pelo CBMR junto ao núcleo local da ABMS, visando atender uma das demandas evidenciadas pelo público através das fichas de avaliação das outras edições”, comenta o engenheiro Carlos Emmanuel Lautenschläger, secretário executivo do CBMR. De acordo com Carlos Emmanuel, os patamares da avaliação desta edição foram elevados, repetindo a média da edição anterior de 87% de avaliações nas categorias “bom” e “excelente”.

“As sugestões do público estão sendo avaliadas pela diretoria do Comitê, que está comprometida com o constante aprimoramento de suas atividades, visando a satisfação integral do associado”, declara.

Próxima parada

A próxima edição dos Cursos Itinerantes deverá ocorrer na Bahia, em outubro, com o apoio de seu Núcleo Regional. Em breve, a ABMS divulgará nota com maiores informações sobre a quarta edição da série. O CBMR permanece à disposição dos núcleos regionais da ABMS que se interessarem em participar da organização destes cursos, levando para os profissionais da sua região essa oportunidade de aprendizado e conexão profissional.

Iniciativa

O objetivo da série Cursos Itinerantes é levar aos diversos estados brasileiros assuntos relacionados à Mecânica das Rochas com uma abordagem mais prática e menos acadêmica, para aproximar a indústria e os jovens profissionais do CBMR. Saiba mais aqui.

confiraaqui-cursoitineranteRJ

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *