Painel do Associado

Modernização é a palavra de ordem da nova gestão da ABMS

terça-feira, 22 de janeiro de 2019 comentários

O engenheiro Alexandre Gusmão é o novo presidente da ABMS para a gestão 2019-2020. No editorial deste mês, ele fala sobre os planos para o próximo biênio. “Nosso principal objetivo é modernizar a Associação como um todo, visando sempre melhorar o serviço prestado ao associado”, explica o presidente. Dentre os pontos que vão estar sob o foco da Diretoria estão o estatuto da ABMS, os investimentos da entidade, as comemorações dos 70 anos que serão completados em 2020, as ações de comunicação, a revista Soils and Rocks e, claro, os eventos. Confira abaixo o editorial assinado por Alexandre Gusmão.

“Temos uma Associação que chega agora aos 70 anos, com muita força, prestígio e vigor. É importante, no entanto, seguir adiante com as mudanças para atualizar a nossa entidade. A ideia é modernizar a ABMS para que possamos aproveitar as excepcionais potencialidades do país e do momento em que vivemos.

Trata-se de um trabalho iniciado já nas gestões que nos antecederam. Nossa tarefa agora é seguir adiante e dar os passos necessários no rumo da modernização societária.

O estatuto que rege a entidade data de meados do século passado. Criado com a fundação da ABMS, ele sofreu poucas alterações ao longo deste período. É preciso alterar o Estatuto e deixá-lo com uma redação que contemple as necessidades e demandas atuais, nascidas das diversas áreas da Associação, inclusive dos nossos Núcleos e Comitês, que enfrentam situações que não estão contempladas no estatuto.

Por conta disso, uma das principais ações da Diretoria neste primeiro ano de gestão será a modernização do estatuto da ABMS. A ideia é termos regras claras e mais flexíveis, que se adequem às necessidades do mundo contemporâneo.

Para que este objetivo seja alcançado, uma Comissão a ser criada ficará responsável pela tarefa. Além disso, faremos reuniões nos Núcleos da ABMS. Todos os associados poderão participar, por meio de uma plataforma digital que será criada com esta finalidade. O objetivo é que tenhamos um primeiro esboço, que será ajustado ao longo de todo ano para que, em dezembro de 2019, na última reunião do Conselho da ABMS, o novo estatuto possa estar aprovado.

Investimentos

A Diretoria quer fazer um plano de investimento para a ABMS. Temos hoje uma Associação capitalizada. É preciso agora investir da melhor forma para beneficiar o nosso associado.

A gestão anterior já começou a agir nesta direção. O sistema administrativo está sendo modernizado. Lançamos também o aplicativo ABMS (acesse aqui para saber mais) para tablets e smartphones. E seguiremos nesta linha de investimentos em modernização e adequação para que a relação entre a ABMS e o associado seja cada vez melhor e mais fácil.

Uma meta que venho perseguindo há tempos e que faço questão que seja alcançada nesta gestão é a criação na ABMS de um ambiente digital voltado à capacitação. O objetivo é construir uma plataforma que possa oferecer cursos presenciais e à distância, palestras e outras formas de capacitação para os associados. Afinal, disseminar o conhecimento técnico é uma atividade que está no DNA da nossa Associação.

Ainda no plano de investimentos, estamos analisando o Fundo Costa Nunes, cujos recursos têm sido pouco utilizados. Pensamos em fazer um edital para que o Fundo promova auxílio a viagens de associados representantes dos Technical Committees da ISSMGE (International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering), por exemplo, para que possam participar de encontros dos grupos em outros países. Os associados interessados poderão solicitar o auxílio e os membros do Fundo e a Diretoria Nacional irão analisar a solicitação.

A ABMS estará assim incentivando a participação de seus associados em importantes encontros técnicos e, ao mesmo tempo, ampliando a visibilidade da entidade junto à comunidade internacional.

ABMS 70 anos

Em 2020, a ABMS completa 70 anos de existência. Trata-se de uma data bastante especial para todos nós, geotécnicos. Para celebrar os 70 anos à altura da nossa Associação, formaremos uma Comissão que se encarregará de organizar vários eventos ao longo de todo o ano de 2020 – lançamento de livros, homenagens, vídeos etc.

E tudo isso culminará no grande evento da ABMS, o Cobramseg, que em 2020 acontecerá em Campinas, São Paulo. Ali será a grande celebração dos 70 anos.

Eventos

Durante esta gestão, o principal evento internacional será o Congresso Internacional de Mecânica das Rochas (ISRM 2019 – http://www.isrm2019.com/), organizado pelo CBMR, que acontecerá entre os dias 13 e 18 de setembro, em Foz do Iguaçu, Paraná.

Além disso, 2019 é o ano dos eventos regionais, que têm sido um grande sucesso na ABMS, com um número muito expressivo de participantes. Ao somar todos os eventos regionais, o número de presentes já ultrapassa o do Cobramseg, principal evento da entidade.

Sobre esses eventos, uma das ideias é que, para 2021 (quando acontecem novamente os regionais), a organização entre os Núcleos ocorra de maneira a que os encontros se espalhem ao longo de todo o ano e não se concentrem no segundo semestre, como vai acontecer agora, em 2019 – e como já acontece há algum tempo.

E em 2020 temos uma expectativa muito alta com o Cobramseg 2020, que volta ao Estado de São Paulo depois de muito tempo.

Soils and Rocks

Estamos preparando, junto à SPG (Sociedade Portuguesa de Geotecnia), modernizações importantes para a revista Soils and Rocks. Um dos principais objetivos é que a revista tenha maior visibilidade e seja mais reconhecida internacionalmente. Já houve avanços significativos neste sentido – quando a revista passou a publicar apenas artigos em inglês e quando ela deixou de ser restrita aos associados ABMS e SPG. Há, no entanto, um longo caminho a percorrer até que ela alcance a visibilidade almejada.

Uma das ações já previstas para atingir este objetivo é a modernização do site da revista para que fique mais próximo às páginas de editoras internacionais – tendo mais visibilidade também neste setor, que pode atrair alguma grande editora interessada na gestão da revista.

Um outro esforço que já começou é o de sensibilizar nomes importantes com uma produção qualificada para que se interessem em publicar seus artigos na Soils and Rocks. Teremos também novos editores, que reforçarão o time para que a revista seja cada vez mais reconhecida a nível mundial.

Comunicação

A comunicação é um aspecto importante para a ABMS e que já vem merecendo atenção especial há algum tempo. Buscamos melhorias constantes, especialmente hoje, quando temos perfis tão díspares na Associação – pessoas com mais de 70 anos e outras com 18, 20 anos, começando a vida profissional. São interesses muito diferentes.

Um dos objetivos é a criação de um novo site que possa traduzir este momento de atualização da ABMS. A nova página deve ter um ambiente exclusivamente dedicado a discussões técnicas. Ali associados e não-associados interessados em geotecnia poderão debater temas importantes e ficar por dentro dos eventos da ABMS.

Temos muito trabalho a fazer para que a nossa ABMS seja cada vez melhor para toda a comunidade geotécnica. E estamos prontos para colocar a mão na massa!

Conto com o apoio de todos.

Um ótimo ano a todos!

Alexandre Gusmão
Presidente da ABMS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *