Painel do Associado

Nelson Aoki é o convidado de 2011

terça-feira, 31 de maio de 2011 comentários

A probabilidade de ruína e os fatores de segurança em fundações foram os temas escolhido para a Palestra ABMS 2011. O palestrante convidado é o professor Nelson Aoki.  “A ideia é passar para a comunidade geotécnica a importância de estudar os riscos, que é algo inerente à engenharia geotécnica”, explica o professor. “E ainda mais relevante, é informar ao cliente, ao dono da obra, sobre esses riscos, para que, conhecendo os riscos, ele possa optar por levar a obra adiante ou não”. Nelson Aoki é engenheiro geotécnico e, em seu doutorado, um dos temas pesquisados foi a relação entre o fator de segurança e a noção de probabilidade de ruína.

Para Nelson Aoki, a engenharia não é uma ciência exata. “Ela usa a matemática, que é exata, mas a engenharia, especialmente a geotécnica, lida com variabilidades, com uma série de fatores”, explica o palestrante. “Por conta disso, não pode ser considerada exata e os riscos precisam ser levados em conta”.

Outra questão que preocupa o convidado é o seguro das obras. As segurados vêm se recusando a fazer seguros para obras geotécnicas. “Parece-me que esses órgãos estão perdendo a confiança no nosso trabalho”, desabafa Aoki. “Precisamos mostrar que conhecemos os riscos e a probabilidade de ruína”.

A 7ª Palestra ABMS conta com o patrocínio da empresa SCAC, destaca empresa de fundações sócia coletiva da ABMS, com a qual o palestrante manteve profícua relação profissional.

O convite

Ser convidado para ministrar a Palestra ABMS foi uma surpresa e uma honra para Nelson Aoki. “Poder ajudar a classe é algo que me enche de satisfação”, conta. “Especialmente por se tratar de um tema ao qual venho me dedicando nos últimos 12 anos. Tenho dado o melhor de mim para esclarecer o assunto. Será um desafio transmitir isso aos sócios da ABMS. Mas eu gosto de desafios”.

As palestras

Ao todo, já são dez palestras agendadas. A primeira será no dia 15 de agosto, no Núcleo Minas Gerais da ABMS. No dia seguinte, 16 de agosto, Nelson Aoki vai para o Centro-Oeste e, no dia 17 do mesmo mês, para o Rio de Janeiro.

No dia 23 de agosto, é a vez de Porto Alegre receber a Palestra ABMS, seguida por Florianópolis, em 24 de agosto, e Curitiba, dia 25 de agosto.

Em setembro Aoki continua com o Núcleo Nordeste no dia 20, Núcleo Bahia dia 21 e Núcleo Rio Grande do Norte dia 22. A última palestra será no dia 27 de setembro, no Núcleo São Paulo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *