Painel do Associado

Nelson Aoki inaugura a Palestra Milton Vargas

sexta-feira, 04 de novembro de 2011 comentários

A tradicional Palestra ABMS foi reinaugurada, agora como Palestra Milton Vargas, em homenagem ao primeiro presidente da ABMS, falecido em maio de 2011, aos 97 anos. A primeira Palestra Milton Vargas foi ministrada por Nelson Aoki, em sua última parada da Palestra ABMS 2011, no dia 27 de setembro, em São Paulo. Depois de passar por nove cidades pelo Brasil, Nelson Aoki desembarcou na capital paulista. O tema foi a Probabilidade de Ruína e Fator de Segurança em Fundações. Assista à primeira Palestra Milton Vargas.

 

ABMSTV Programa 3 from Estudioonline on Vimeo.

Marcos Massao Futai (foto à direita), presidente do Núcleo São Paulo da ABMS, apresentou opalestrante a firmou que “Aoki esta mudando paradigmas”. Massao falou ainda sobre a larga experiência de Nelson Aoki e de sua atuação na área de pesquisa.

O professor Nelson Aoki prendeu a atenção da plateia com uma palesta dinâmica, com demonstração de cálculos utilizando uma tabela elaborada pelo próprio Aoki. Clique aqui para baixar a tabela. Além disso, o palestrante contou com a ajuda do estudante Luiz Felipe Saes. Veja aqui a apresentaçao completa de Nelson Aoki. Ao final, a plateia participou ativamente do debate aberto por Aoki. Faltou tempo para que todos pudessem expor suas dúvidas e opiniões. Diante disto, o Núcleo São Paulo da ABMS se colocou a disposição para receber, por email, as perguntas, que seriam encaminhadas a Nelson Aoki e respondidas pelo palestrante.

Arsenio Negro (foto à esquerda), presidente da ABMS, destacou o principal aprendizado da noite: “É justo que o risco seja tomado pelo dono da obra, e não pelo projetista ou executor”. Para Arsenio Negro, Aoki é reconhecido tanto pela academia quanto pela indústria e este é o seu diferencial. “Aoki tem o privilégio de ter uma formação acadêmica excepcional e uma compreensão dos problemas de engenharia prática que é impagável, imbatível”. Para o presidente da ABMS, a prova do reconhecimento de Aoki pela indústria está no patrocínio da Scac na série de 10 palestras realizadas ao longo de 2011.

 

Ao final, o Núcleo São Paulo da ABMS entregou ao(foto à direita) que tem o objetivo de divulgar a geotecnia nas diferentes regiões do Brasil.

Nelson Aoki concedeu uma entrevista ao jornalista Helvio Falleiros, na qual falou sobre a responsabilidade do engenheiro em relação aos riscos de uma obra e do desafio de passar à sociedade, especialmente aos mais jovens, a experiência que adquiriu “depois de velho”, como ele mesmo diz. Nelson Aoki afirmou que, ao longo de toda a Palestra ABMS, teve uma receptividade espetacular. Assista à entrevista.

 

 

 

 

Entrevista Nelson Aoki from Estudioonline on Vimeo.

Confira também a galeria de fotos da primeira Palestra Milton Vargas.

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *