CBMR inicia a série “Cursos Itinerantes”, buscando aproximação com a indústria e os jovens geotécnicos - ABMS
images

CBMR inicia a série “Cursos Itinerantes”, buscando aproximação com a indústria e os jovens geotécnicos

Notícias

21/05/2015

cbmr-cursositinerantes-sp-abril2015-internaO Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas deu início em abril à série "Cursos Itinerantes". O objetivo é levar aos diversos estados brasileiros assuntos relacionados à Mecânica das Rochas com uma abordagem mais prática e menos acadêmica, para aproximar a indústria e os jovens profissionais do CBMR. O curso piloto foi realizado em São Paulo no dia 28 de abril. A empresa parceira foi a Maccaferri do Brasil e o tema escolhido foi "Sistemas de Estabilização e Proteção de Taludes Rochosos". O Núcleo São Paulo da ABMS completou a parceria. Novos encontros serão realizados em parceria com os Núcleos Regionais da ABMS e empresas interessadas. Ministrado por Anna Laura Nunes, professora da COPPE/UFRJ e ex-presidente do Núcleo Rio da ABMS, e por Matheus Garcia, engenheiro da Maccaferri, o primeiro evento da série Cursos Itinerantes do CBMR teve o limite de vagas esgotados - 40 participantes. As próximas paradas já estão definidas: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Com caráter prático e aplicado, os Cursos Itinerantes abordam os temas com base na implementação de soluções, casos práticos, alternativas técnicas e até legislação.

Parcerias

Além de buscar novas parcerias com empresas interessadas, o CBMR pretende também contar com o apoio das cbmr-cursositinerantes-sp-abril2015-2Comissões Técnicas da ABMS para esses eventos. A Comissão Técnica de Estabilidade de Taludes já confirmou a parceria para os próximos cursos com este tema. E outros assuntos serão abordados, com novas parcerias. "O trabalho conjunto com outros grupos traz sempre um resultado melhor", afirma Sergio Fontoura, presidente do CBMR. "O compartilhamento do conhecimento, um dos pilares da ABMS, é muito mais completo quando trabalhamos em grupo, com ideias que se complementam. A sinergia entre os grupos traz uma força encantadora! É fascinante ver o entusiasmo das pessoas envolvidas e o resultado de várias cabeças pensando juntas".

Motivações

A atual Diretoria do Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas tem dois objetivos principais: aproximar os jovens e a indústria das atividades do Comitê. "O Comitê viveu, durante muitos anos, muito acadêmico", ressalta Fontoura. "Precisamos quebrar essa tradição e envolver esses grupos em nossas atividades, pois eles são fundamentais para a continuidade da Engenharia e da Mecânica dos Solos e das Rochas". Os Cursos Itinerantes são ainda uma oportunidade de apresentar o CBMR à comunidade. No início de cada curso, o Comitê faz uma apresentação de 10 minutos sobre suas principais atividades. "Conhecendo melhor o trabalho do CBMR, o público se aproxima e passa a fazer parte da nossa comunidade".

Temas relacionados: