É fundamental priorizar medidas não-estruturais para evitar perdas humanas, ressalta Alexandre Gusmão - ABMS
images

É fundamental priorizar medidas não-estruturais para evitar perdas humanas, ressalta Alexandre Gusmão

02/06/2022

Um estudo divulgado no início de 2022 pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indica que a incidência de chuvas intensas, como as que atingem a região metropolitana de Recife (PE) desde o dia 25 de maio, serão cada vez mais frequentes pelo Brasil. Diante deste cenário de alterações climáticas, priorizar a implantação de medidas que aprimorem a gestão do risco é fundamental para a preservação de vidas. É o que declara o engenheiro Alexandre Duarte Gusmão, ex-presidente da ABMS e do Núcleo Regional Nordeste, em entrevista à equipe de comunicação da ABMS. 

Gusmão, que é professor da Universidade de Pernambuco (UPE), ressalta também a necessidade de se repensar o dimensionamento das obras de engenharia considerando o aumento da frequência de chuvas intensas. Para ele, encontros técnicos como a Conferência Brasileira sobre Estabilidade de Encostas (COBRAE) são oportunidades importantes para discutir, em conjunto, soluções que contribuam para minimizar as consequências das fortes chuvas.

VIII COBRAEA oitava edição da Conferência Brasileira sobre Estabilidade de Encostas será realizada em Porto de Galinhas (PE) entre os dias 23 e 26 de novembro de 2022. Confira os detalhes da programação acessando o site: https://cobrae.com.br/

INMET

Saiba mais sobre o estudo divulgado acessando aqui.

Temas relacionados: ABMS,