Embre e Sonda recebem primeiros Selos de Qualidade e Certificação ABMS - ABMS
images

Embre e Sonda recebem primeiros Selos de Qualidade e Certificação ABMS

Centro-Oeste

13/03/2014

No dia 14 de fevereiro de 2014 ocorreu, no Instituto Federal de Brasília (IFB), o evento de lançamento do Selo de Qualidade de Sondagem da ABMS. Na ocasião, foram entregues certificados de qualidade a duas empresas associadas à ABMS que passaram pelo processo de avaliação de seus trabalhos de sondagem: a Embre Engenharia e a Sonda Engenharia. "O objetivo da ABMS é garantir a qualidade dos trabalhos de sondagem oferecidos pelas empresas, que são fundamentais para qualquer tipo de obra de engenharia geotécnica", declara Neusa Mota, presidente do Núcleo Regional Centro Oeste da ABMS - núcleo responsável por idealizar o programa de certificação.  

"Nós percebemosuma grande carência de padronização nas sondagens, pois muitas empresas não seguem à risca os critérios estabelecidos pelas normas técnicas. E é isso o que nós queremos: incentivar as empresas a melhorar a qualidade de suas sondagens e destacá-las pelo bom trabalho", diz Neusa Mota. "Após o evento, mais duas empresas que já possuem sondadores qualificados pelo IFB solicitaram participar do processo de avaliação, o que prova a importância e a seriedade com que nós estamos realizando essas certificações". De acordo com a presidente, outras seis empresas estão em processo de avaliação pela ABMS. (Na foto ao lado, à esquerda: Neusa Mota - NRCO/ABMS, engenheiro Renato Dias - Embre, Arthur Quaresma - ABMS e engenheiro Carlos Medeiros - Embre. Na foto à direita: Neusa Mota, engenheiro João Matias - Sonda, Arthur Quaresma - ABMS)

  Além dos representantes das empresas Embre e Sonda, o evento de entrega dos certificados contou com a presença de representantes de outras empresas de engenharia geotécnica, alunos e professores de cursos de pós-graduação do Instituto Federal de Brasília, do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), do programa de pós-graduação em Geotecnia da Universidade de Brasília e alunos de graduação do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Brasília. Na banca de entrega, estavam a presidente do Núcleo Centro Oeste, Neusa Mota; o reitor do IFB e presidente do Comitê Gestor da Certificação, Wilson Conciani; o engenheiro Dionyzio Antonio Martins Klavdianos, representando o Sinduscon-DF; e o tesoureiro da ABMS, Arthur Quaresma Filho, como representante da Diretoria Nacional da ABMS. Arthur Quaresma também ministrou uma palestra sobre a Sondagem tipo SPT aos presentes. (Na foto à esquerda: Neusa Mota - NRCO/ABMS; Profº Wilson Conciani - Reitor do IFB e Presidente do Comitê Gestor da Certificação; Eng. Arthur Quaresma Filho - Tesoureiro da ABMS representando o Presidente da ABMS e Palestrante e Eng. Dionyzio Antonio Martins Klavdianos - Representando SINDUSCON DF). O evento contou com o apoio do Instituto Federal de Brasília e do Sinduscon-DF.

Primeiros passos

Idealizado em 2012 pelo Núcleo Regional Centro-Oeste da ABMS, o programa de certificação de qualidade da ABMS está dando seus primeiros passos rumo à expansão. Começando pelas empresas situadas em Brasília, o programa está expandido à indústria de Goiânia e, em breve, será oferecido às empresas de engenharia geotécnica de outras regiões. "O nosso desejo é que todos os Núcleos Regionais da ABMS possam também oferecer a avaliação e o certificado de qualidade às empresas associadas que queiram aderir ao programa", adianta Neusa Mota.

Certificação de Qualidade ABMS

Para integrar ao programa de avaliação e certificação da ABMS, a empresa interessada deverá, primeiramente, estar associada à entidade. Só então deverá ter suas equipes de sondagem matriculadas em cursos de capacitação e qualificação de sondadores - vinculados e indicados pela ABMS. Os cursos são viabilizados por meio de convênios entre instituições de ensino públicas ou privadas e terão ao todo 205 horas-aula. Será exigido que a empresa possua, no mínimo, 70% de seus sondadores certificados para prosseguir com o processo de avaliação. Depois disso, a empresa passará por uma análise documental e por uma visita realizada por membros do Comitê de Avaliação para verificar os vários pontos fundamentais no processo de sondagem (segurança, equipamentos, procedimentos, dentre outros). Caso todo o processo esteja em conformidade com as normas técnicas, a empresa receberá o certificado de qualidade em até 30 dias e um lote de selos adesivos para que sejam afixados em relatórios de sondagem. Para saber de todos os detalhes envolvidos no processo de avaliação oferecido pelo programa, acesse aqui.  

Temas relacionados: