Livro ABMS 75 anos terá rico material iconográfico e será lançado em julho - ABMS
images

Livro ABMS 75 anos terá rico material iconográfico e será lançado em julho

16/04/2025

Em comemoração aos seus 75 anos de fundação, a ABMS prepara o lançamento de um livro especial que contará a trajetória da associação e sua contribuição decisiva para o desenvolvimento da engenharia geotécnica no Brasil, que inclui também trechos históricos sobre os dois Comitês Técnicos e os 10 Núcleos Regionais da Associação.

A publicação será apresentada no Evento ABMS 75 anos, que acontece nos dias 21 e 22 de julho de 2025. Inicialmente em formato digital (ebook).

A obra reunirá momentos marcantes da história da ABMS, desde a convocação, em 07 de janeiro de 1950, dos especialistas em Mecânica dos Solos, durante a Oitava Reunião Geral da ABNT, para um encontro preparatório visando o estabelecimento  da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos. Em 21 de julho de 1950, numa das salas da Seção de Solos do IPT, na Praça Coronel Fernando Prestes, 110, no bairro da Luz, em São Paulo, foi realizada a primeira reunião do Conselho Diretor da ABMS,  com a eleição do primeiro presidente.

Com um intenso trabalho de pesquisa capitaneado pela Diretoria Nacional e com importante apoio dos Comitês e Núcleos Regionais, o livro oferecerá um panorama dos acontecimentos ao longo do tempo da ABMS, dos Núcleos Regionais e Comitês Técnicos, além de valorizar o papel da comunidade técnica que ajudou a consolidar o campo da geotecnia no Brasil.

Idealizado pela Diretoria Nacional da ABMS e pela Comissão Organizadora das comemorações dos 75 anos, o livro é um dos produtos da programação comemorativa. Um grupo de trabalho foi criado para conduzir o projeto editorial, sob a coordenação de Robson Saramago, Bernadete Danziger e Ilan Gotlieb.

Também no trabalho de pesquisa, edição e escrita do material está a historiadora Adriana Amback, formada pela USP e com mais de 30 anos de experiência como coordenadora editorial. Adriana é responsável por mais de 300 títulos, entre eles “ABMS 50 anos de geotecnia” e “Victor de Mello: o homem que escolheu o que amava”.

Temas relacionados: ABMS,