Túneis imersos. Seminário em São Paulo reunirá os mestres da técnica no mundo
Gerais
16/10/2013

Mais túneis imersos no Brasil
O engenheiro Tarcísio Barreto Celestino, professor de engenharia civil pela Universidade de São Paulo e ex-presidente do CBT, estará presente no Seminário para apresentar possíveis projetos de obras no Brasil que podem utilizar o método do túnel imerso. "Existem muitas soluções de travessias que foram adotadas e resolvidas por outros métodos e que seriam muito mais eficientes se tivessem sido feitas com túneis imersos", aponta Celestino. "Além disso, ganharíamos muito mais em relação à preservação do meio ambiente, já que a construção de um túnel imerso é menos agressiva à natureza do que a construção de pontes, por exemplo". Um desses projetos é o de ligação entre as cidades de Vitória e Vila Velha (ES), separadas pela Baía de Vitória, cuja proposta é a construção de um túnel imerso. Em 2011, o governo do Estado do Espírito Santo apresentou o conceito do túnel imerso e o lançamento do edital para desenvolver o projeto, que faz parte do conjunto de intervenções viárias do Estado com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana da Região Metropolitana de Vitória. A solução do túnel imerso também foi uma das propostas apresentadas em 2012 ao Governo do Estado de Santa Catarina, que será utilizado para ligar a Ilha de Santa Catarina ao continente. Já o governo do Estado da Bahia pretende executar entre 2014 e 2015 a construção de uma ponte ligando a capital, Salvador, à Ilha de Itaparica. Esse é um exemplo no qual a solução do túnel imerso poderia ser aproveitada. "Seria mais vantajoso se fosse escolhida uma solução mista como há na Europa, ou seja, pontes rasas com ligação a um túnel imerso", observa Celestino. "Essa opção não atrapalharia a navegação e é mais vantajosa ambientalmente do que a construção de uma grande ponte".Vantagens do túnel imerso
Para o Comitê Brasileiro de Túneis, comparada à construção de pontes ou túneis escavados para a travessia de pedestres e motoristas, o túnel imerso, dependendo das condições fisiográficas (geologia, relevo, profundidade da lamina d'água, ombreiras) pode apresentar vantagens significativas em relação aos outros métodos, também muito importantes. "Neste caso, é vital para o maior porto da América Latina que seja preservada a possibilidade de receber navios de todos os calados e alturas. O túnel imerso não vai oferecer qualquer barreira a essas atividades, o que não seria garantido caso a solução escolhida fosse a construção de uma ponte", declara Hugo Cássio Rocha. Além disso, do ponto de vista econômico, a manutenção dos empreendimentos é um ponto relevante. "As áreas de superfície geram muito mais manutenção do que partes subterrâneas, em especial na zona marítima onde o ataque químico do cloreto é muito agressivo", destaca Rocha. "Este é um fator tão amplamente conhecido pela comunidade técnica que as exigências dos concretos nas obras são maiores na zona de aeração do que abaixo do nível da água".Fundação ITACET (ITACET Foundation)
A Fundação ITACET é uma organização sem fins lucrativos ligada à International Tunnelling and Underground Space Association (ITA-AITES) que visa promover conhecimento sobre o espaço subterrâneo por meio de cursos de treinamento na área de túneis para profissionais da engenharia. Desde a sua criação em 2009, a Fundação ITACET realizou 25 cursos e promoveu 105 palestras em 17 países. Para saber mais, acesse aqui o site da Fundação ITACET.Seminário sobre Túneis Imersos (Seminar on Immersed Tunnels)
O seminário organizado pelo CBT e pela Fundação ITACET será realizado nos dias 8 e 9 de novembro de 2013, no Instituto de Engenharia, localizado na Av. Dr. Dante Pazzanesi , 120, bairro Moema, em São Paulo. O valor das inscrições para estudantes que queiram participar dos dois dias de evento é de R$ 250,00. Para associados à ABMS e/ou CBT, as inscrições são de R$ 690,00. Já os não associados poderão se inscrever mediante o pagamento de R$ 790,00. Os interessados que desejarem comparecer em apenas um dos dias de evento devem efetuar o pagamento de R$ 400 para se inscrever. O pagamento poderá ser efetuado por depósito bancário no banco Itaú, agência 0300, conta corrente nº 16005-8 (CNPJ: 58.402.579/0001-07). Já as inscrições devem ser efetuadas por meio do telefone (11) 3768-7325 (falar com Vanda) ou pelo e-mail vanda@tuneis.com.br. No e-mail, deve constar o comprovante de depósito, nome completo, nome da empresa em que atua, telefone e e-mail, além de um comprovante da faculdade caso o interessado seja estudante. Aqueles que preferirem podem efetuar o pagamento da inscrição no dia do evento, com cartão de crédito. Neste caso, no entanto, é necessário enviar e-mail para vanda@tuneis.com.br e reservar a inscrição a fim de garantir sua vaga.Temas relacionados: