Painel do Associado

Lançada nova edição do livro “Conversa entre Meninas e Engenheiras”

quarta-feira, 31 de março de 2021 comentários

Com o apoio do Núcleo Centro-Oeste da ABMS, a Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (EECA-UFG) lançou, no dia 23/3, a segunda edição do livro Conversa entre Meninas e Engenheiras – Semeando Oportunidades para Igualdade de Gênero na Ciência.

A mediadora da live, transmitida ao vivo pelo canal da UFG no YouTube, foi Karla Emmanuela Ribeiro Hora, uma das organizadoras do livro e diretora da EECA. A obra tem ainda como organizadores Carmen Lúcia Teixeira, presidente do Centro de Juventude Cajueiro (MG), Andrelisa Santos de Jesus (UFG) e José Camapum de Carvalho (UnB), ambos sócios da ABMS, além de Marcia Maria dos Anjos Mascarenha (UFG) e Marta Pereira da Luz (Furnas e PUC-GO).


Um dos pontos altos do evento foi a exibição do depoimento de uma estudante que havia sido impactada pelo projeto. Emanuelle Ramalho foi bolsista de iniciação cientifica júnior no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás, no Jardim Guanabara. Em seu depoimento, ela falou da importância de ter boas referências para crescer profissionalmente.

No livro, Emanuelle conta ter encontrado engenheiras e mulheres que a inspiraram e a motivaram a buscar o seu objetivo, que era tornar-se engenheira. O lançamento da obra contou, ainda, com a presença do presidente do Núcleo Centro-Oeste da ABMS, André Luís Brasil Cavalcante, que ressaltou a importância do incentivo à igualdade de gênero na engenharia geotécnica.

Outros grandes nomes da engenharia geotécnica participaram deste lançamento. Marta Pereira da Luz, organizadora do livro, professora da PUC-GO e secretária-geral do Núcleo, fez uma apresentação sobre os principais pontos que abordados no livro, como o entendimento relativo às questões de gênero e a apresentação de algumas engenheiras renomadas que atuam no país.

Márcia Mascarenha, umas das líderes do projeto e organizadora do livro, professora da UFG e conselheira da ABMS, relatou que foi muito gratificante ver o público interagindo com os palestrantes a todo momento através do chat online. “Em nenhum momento o chat ficou parado e essa interação, mesmo que online, foi muito importante para todas nós”.

Para ter acesso ao livro, clique aqui.

(Imagem: fizkes/iStock.com)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *