Novo editor da Soils and Rocks dará foco à qualidade e promete rigor no cumprimento dos prazos

quarta-feira, 29 de março de 2017 comentários

paulohemsi-internaO engenheiro e professor Paulo Hemsi (foto à esquerda) é o novo editor da revista Soils and Rocks. Indicado pela Diretoria da ABMS para assumir o cargo, Hemsi se diz honrado com o convite. “É uma honra e enorme responsabilidade dar sequência ao excelente trabalho realizado pelo professor Waldemar Hachich à frente da principal revista da engenharia geotécnica brasileira”, ressalta o novo editor.

Para Paulo Hemsi, o principal trabalho do editor é “dedicar-se diariamente ao aprimoramento da qualidade técnica e à manutenção da periodicidade da revista. Para isso é importante que a atuação do editor seja constante nos processos da revista – desde a submissão dos artigos pelos autores, até a publicação dos trabalhos”.

Segundo Hemsi, o editor deve também promover a indicação cuidadosa dos revisores, “que são os nossos especialistas”, e realizar as verificações feitas nos artigos revisados até o seu aceite final. Ele lembra ainda que todo esse processo constitui um trabalho em equipe, desempenhado por brasileiros e portugueses.

Além disso, o editor se dedica ao planejamento de edições especiais, à publicação de lectures e colabora na discussão e no planejamento, junto à ABMS e à SPG, dos rumos da revista.

Para o trabalho de revisão, Hemsi conta com a colaboração dos associados ABMS, inclusive com os mais jovens que quiserem fazer parte do corpo de revisores da Soils and Rocks.

Perfil do novo editor

Paulo Hemsi é professor doutor no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) desde 2009, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Infraestrutura. É engenheiro civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1995), com mestrado em Geotecnia pelo Georgia Institute of Technology (2000), mestrado em Engenharia de Solos pela EPUSP (2001) e doutorado em Geotecnia Ambiental pela Colorado State University (2005). Teve oito anos de atuação em São Paulo em importantes empresas de projeto e consultoria nas áreas Geotécnica e Ambiental.

Seu envolvimento com a Soils and Rocks já vem de muitos anos, como estudioso dos artigos da revista. “Além disso, de alguns anos para cá, venho atuando como revisor e autor de alguns artigos”.

Gestão anterior

Waldemar Hachich (foto à direita), professor titular da Universidade de São Paulo e ex-presidente da ABMS, foi ohachich-interna editor da Soils and Rocks de 2012 a 2016. Neste período, importantes resultados foram alcançados.

O principal deles foi manter a regularidade da revista e o alto nível dos trabalhos. “Conseguimos também diminuir um pouco o tempo de espera dos autores entre a submissão e a publicação. Ainda há muito trabalho para que este tempo seja razoável, mas já houve um avanço”, ressalta Hachich.

Outra grande conquista foi a implementação do sistema de gestão online de trabalhos. “Antes todo o controle era feito pela Secretaria da ABMS e era muito trabalhoso controlar todos os artigos que chegavam, as respostas dos revisores etc”, lembra.

“Estar à frente da Soils and Rocks foi uma experiência muito gratificante. Foi algo excepcional pelo simples fato de ver artigos da qualidade dos que são publicados na revista e poder divulgá-los para o meio geotécnico”, conta Hachich.

Transição

Waldemar Hachich e Paulo Hemsi estão trabalhando juntos desde o início de 2017 para que a transição aconteça da melhor maneira possível. “Trabalhamos conjuntamente com o sistema de gestão online para que eu me familiarizasse”, afirma Paulo. “E o Waldemar foi dando dicas e todo o apoio”.

“Paulo está pronto para assumir a revista, está muito focado. Tenho certeza de que a Soils and Rocks vai melhorar em todos os aspectos”, destaca Waldemar Hachich, que agora integra o Executive Board da revista. “E, claro, ele poderá contar com todo o meu apoio para tudo o que precisar”.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *