Painel do Associado

NRMG e Sinduscon-MG reúnem 155 pessoas em palestra

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013 comentários

O Núcleo Regional Minas Gerais da ABMS e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), com o apoio da empresa Geofix, realizaram no dia 25 de novembro de 2013 a palestra “Estacas Hélice Contínua: Solução ou Problema”, ministrada pelo engenheiro Urbano Rodriguez Alonso – um dos pioneiros na aplicação desse tipo de estacas no Brasil e autor de vários livros sobre Fundações. A palestra, realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), foi sucesso de público com a participação de 155 profissionais. (Foto: Ike Vianna. Clique na imagem para visualizá-la maior)

A palestra

Alonso demonstrou em sua palestra como se deve executar uma estaca hélice contínua dentro da boa técnica, o funcionamento da monitoração eletrônica – que não deve ser confundido com controle de execução -, bem como seus perigos de interpretação e os principais problemas de execução e como devem ser evitados. (Na foto ao lado, o engenheiro Urbano Alonso durante palestra – Foto: Ike Vianna. Clique na imagem para visualizá-la maior)
Outro ponto destacado pelo engenheiro foi a importância de se conhecer a empresa contratada para o serviço de estaqueamento, assim como os equipamentos que serão utilizados, antes de qualquer decisão por parte da empresa contratante. Alonso considerou, ainda, fundamental a qualidade das investigações geotécnicas para o sucesso de um estaqueamento.
Ao concluir sua apresentação, Urbano Alonso parafraseou uma declaração do Profº Dirceu de Alencar Velloso – um dos grandes nomes da engenharia brasileira, falecido em 2005. “Para se adquirir um equipamento, basta ter o dinheiro; para formar uma equipe capaz de fazê-lo funcionar eficientemente, há necessidade de tempo e treinamento”.
Após a apresentação, foi aberta uma sessão de perguntas aos participantes, uma oportunidade para outros esclarecimentos sobre esse tipo de estaca e sobre alguns aspectos da Norma Brasileira de Fundações (NBR 6122:2010).

Acesse aqui para visualizar os slides da apresentação da palestra “Estacas Hélice Contínua: Solução ou Problema”.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *