Painel do Associado

Núcleo Bahia promove encontro sobre pontes e viadutos

quarta-feira, 29 de maio de 2013 comentários

Considerando o atual cenário brasileiro de investimentos à infraestrutura – por razão da proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil -, o Núcleo Regional Bahia da ABMS realizou, no dia 10 de maio de 2013, a mesa redonda “Aspectos Geotécnicos de Encontros e Fundações de Pontes e Viadutos”, realizada na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O objetivo do evento foi discutir os aspectos relativos à geotecnia no projeto e construção de pontes, mais especificamente na área de fundações e encontro de pontes. “A recepção foi muito boa”, conta Hélio Machado Baptista, presidente do Núcleo.

O evento contou com a participação de 80 pessoas entre estudantes de engenharia e profissionais, que assistiram a duas palestras técnicas. Uma delas, com o tema “Fundações de Pontes no Estado de Sergipe”, foi ministrada pelo professor Demóstenes Cavalcanti, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e diretor técnico da empresa Geotec Consultoria e Serviços. Já o sócio da empresa JMB Engenheiros Associados, Ademir Santos, abordou o tema “Reflexões sobre os Encontros de Pontes”.

Após as palestras, foi aberto o momento de debate, onde os participantes e os palestrantes discutiram questões relevantes do ponto de vista geotécnico e estrutural dos encontros de pontes e viadutos. A mesa redonda foi coordenada pelo professor e ex-presidente do Núcleo Regional Bahia da ABMS, Moacyr Schwab de Menezes. De acordo com Helio Machado Baptista, a mesa redonda foi muito bem aproveitada pelos participantes. “O evento serviu para trazer novas informações e complementar o conhecimento dos participantes, que tiraram suas dúvidas e conheceram outros pontos de vista em relação aos temas das palestras”, declara Helio.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *