Núcleo Bahia recebeu 160 participantes entre 1 e 3 de novembro

segunda-feira, 12 de novembro de 2007 comentários

 

Entre os dias 1 e 3 de novembro de 2007, a Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia foi palco do NSAT 2007 – VI Simpósio Brasileiro de Solos não Saturados. O evento, organizado pelo Núcleo Bahia da ABMS contou com representantes da UFBA e da UCSAL. A Universidade Federal de Feira de Santana apoiou o encontro. Segundo os organizadores um dos grandes destaques do evento foi bastante motivadora a participação de empresas da área e não saturados.

Como expositoras e patrocinadoras, empresas ligadas exclusivamente à área de solos não saturados, apresentaram seus produtos pela primeira vez em um Simpósio. Para a Comissão Organizadora, o fato sinaliza a crescente importância da área de solos não saturados no mundo da geotecnia. O evento, com 160 participantes, contou com discussões relevantes que abrangeram não só os trabalhos apresentados, mas palestras, relatos e mesa redonda.

O volume II do NSAT2007 conterá uma síntese dos trabalhos e discussões apresentadas ao longo dos três dias de encontro. O grande número de estudantes de graduação e pós-graduação que participaram das últimas edições do NSAT é um dos indicadores, apontados pela Comissão, que sugere a evolução do interesse em pesquisas e eventos sobre solos não saturados.

Na mesa redonda “Aplicações da mecânica dos solos à prática da engenharia” a discussão gerou conclusões e novos resultados para o segmento. A CTNS incorporou novos objetivos a serem alcançados nos próximos anos, dentre os quais se distinguem a elaboração de protocolos experimentais e de procedimentos expedidos que possibilitem a fácil inclusão de conceitos de mecânica dos solos não saturados à rotina prática de projetistas e construtores

Os professores Erundino Pousada Presa, Paulo Teixeira da Cruz e Willy Alvarenga Lacerda foram homenageados durante o evento pelos muito e relevantes trabalhos prestados sobre o tema ao longo das suas carreiras como profissionais em geotecnia.

Uma reunião da CTNS foi realizada no dia 03/11/2007, quando foi indicada a cidade de Goiânia para sediar a sétima edição do NSAT. O evento, que assim voltaria para a região Centro-Oeste do Brasil, está previsto para 2011 e deverá ser proposto pelo Núcleo Centro-Oeste da ABMS. Segundo a decisão da CTNS, a Comissão Organizadora do VII NSAT deverá ser coordenada pelos associados Gilson Gitirana e José Camapum, que contarão com o apoio da UFG e da UnB.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *