Núcleo Centro-Oeste destaca a força e a qualidade dos eventos técnicos em 2015

quarta-feira, 09 de dezembro de 2015 comentários

palestramiltonvargas2015-cuiaba-interna2O ano de 2015 foi movimentado para o Núcleo Centro-Oeste da ABMS. Diversos eventos organizados pelo Núcleo aconteceram na região, reunindo e aproximando estudantes, acadêmicos, empresas e profissionais da geotecnia. Os principais encontros foram  o VIII Congresso Brasileiro de Geotecnia Ambiental (Regeo 2015), o VII Congresso Brasileiro de Geossintéticos (Geossintéticos 2015), ambos realizados em Brasília nos dias 19 a 21 de julho, e a edição da Palestra Milton Vargas, que aconteceu em 28 de outubro em Cuiabá (MT) e reuniu mais de 200 participantes dentre empresas, sindicatos, associações profissionais, estudantes e pesquisadores. (Foto do público da palestra Milton Vargas, em 28/10)

O Núcleo promoveu no dia 18 de abril, em Cuiabá (MT), o Workshop de Fundações, que recebeu cerca de 150 participantes. Duas palestras também foram organizadas. A primeira, sobre Contenções, ministrada pelo engenheiro Paulo Henrique Dias (ex-vice-presidente da ABMS), aconteceu no dia 29 de junho, no Instituto Federal de Brasília. A segunda, sobre Fundações, foi realizada na cidade de Formosa (GO), proferida no dia 2 de dezembro pelo engenheiro Wilson Conciani, presidente do Núcleo.

“Além desses eventos, promovemos discussões com a Associação de Plantadores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja/MT) para a elaboração conjunta de uma cartilha de fundações para silos de armazenamento de grãos”, conta o presidente Wilson Conciani.

“A elaboração dessa cartilha, que está sendo coordenada pela engenheira Fabiani Dalla Rosa – tesoureira do Núcleo – será divulgada entre os plantadores de soja para prevenir problemas de obras hoje observados e os grandes prejuízos que a inobservância das boas práticas de engenharia geotécnica pode acarretar para a estocagem desses alimentos”.

Reconhecimento

phennioDe acordo com Conciani, a iniciativa do Núcleo em reconhecer formalmente o trabalho de personalidades importantes para a engenharia geotécnica brasileira têm gerado boa visibilidade para o Núcleo. “A entrega de certificados de Engenheiro Geotécnico para alguns destes profissionais tem atraído a comunidade para a ABMS. Muitos profissionais já se associaram ao Núcleo por entenderem o valor do título”, conta o engenheiro.

A entrega de certificados teve início com a palestra do ex-vice-presidente da ABMS, Paulo Henrique Dias, realizada no dia 29 de junho no Instituto Federal de Brasília. Após a palestra, o Núcleo Centro-Oeste da ABMS entregou aos professores Ennio Palmeira e José Camapum de Carvalho os primeiros certificados de Engenheiros Geotécnicos. (Na foto, o engenheiro Paulo Henrique Dias entregando o certificado ao professor José Camapum de Carvalho)

Participação

Para o presidente, o ano de 2015 foi satisfatório em relação aos objetivos do Núcleo. “Buscamos a interação entre os pesquisadores, estudantes, os profissionais e empresa através dos eventos”, declara. “Sempre colaboramos para reunir estudantes, empresas, pesquisadores e profissionais para que a união de todos possa levar ao mercado a melhor tecnologia e estimular a realização de pesquisas que atendam as reais necessidades das obras”.

E a comunidade técnica da região participou em peso dos eventos organizados pelo Núcleo. “Os eventos foram muito concorridos, numa demonstração de que todos os colegas apoiam os esforços coletivos em prol da melhoria da qualidade das obras”, declara Conciani.

Próximo ano

Para 2016, o Núcleo Centro-Oeste da ABMS espera avançar com a realização de palestras e workshops principalmente no interior de cada estado da região. “A intenção é levar conhecimento técnico para estudantes e profissionais que menos têm acesso aos grandes centros, onde a realização desses eventos é mais comum”, aponta Wilson Conciani.


Comentários


Núcleo Centro-Oeste destaca a força e a qualidade dos eventos técnicos em 2015

  1. Quero Parabenizar o Núcleo Centro-Oeste da ABMS pela dedicação e compromisso com a Geotecnia.

    Em 2016 esperamos estar juntos!

    Forte abraço!!

    Eng. Me. Murillo Cabral

  2. Renato Cunha disse:

    Parabéns aos colegas da direção do NRCO pela constante realização de iniciativas de grande apreço ao público geotécnico e geral, de nossa comunidade técnico-científica na região.
    Continuem assim em 2016!
    Abraços a todos.
    Prof. Renato Cunha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *