Painel do Associado

Núcleo Centro-Oeste quer aproximar academia e indústria, diz presidente

quinta-feira, 07 de fevereiro de 2019 comentários

A grande meta do Núcleo Centro-Oeste da ABMS para o biênio 2019-2020 será atuar como intermediador do diálogo entre academia e indústria em prol do fortalecimento da geotecnia. Quem anuncia o plano é o engenheiro André Luís Brasil Cavalcante, presidente do Núcleo. “Queremos aproximar mais as universidades e as empresas”. O objetivo é estimular as trocas, levando o conhecimento acadêmico para a indústria e a prática empresarial para a academia”, diz.

Para atingir o objetivo, o presidente aposta na diversidade de profissionais que compõem o Núcleo. “A Diretoria foi formada já com esse intuito. É composta tanto por acadêmicos quanto por profissionais atuantes no mercado”, conta. “Além disso, iremos promover diversos eventos para viabilizar essa aproximação”.

GeoCentro 2019 e GeoFluxo 2020

Há dois grandes eventos na pauta do Núcleo Centro-Oeste da ABMS. A 5ª edição do Simpósio da Prática de Engenharia Geotécnica na Região Centro-Oeste (GeoCentro 2019) acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro em Brasília (DF). A última edição, realizada em Goiânia (GO) em 2017, recebeu 300 participantes.

Outro grande evento será a 2º edição do Seminário Internacional de Fluxo de Água e dos Solutos em Meios Porosos – o GeoFluxo. Sua primeira edição ocorreu nos dias 22 a 26 de outubro de 2018, em Brasília, e recebeu aproximadamente 350 participantes. O Seminário abordou problemas que envolvem o fluxo de água e foram discutidos temas como barragens, taludes, contaminações de solo, remediação e outros assuntos.

“Uma novidade que aconteceu durante o 1º GeoFluxo foi a reunião em que pesquisadores brasileiros, estrangeiros e participantes de empresas formaram uma rede de colaboração científica em torno do tema do evento. Então podemos esperar um aumento na produção científica e nas soluções mercadológicas nessas áreas nos próximos anos”, conta o presidente.

Outros eventos

Além dos grandes eventos, o Núcleo irá promover e apoiar uma série de encontros na região. Já estão nos planos a Palestra Milton Vargas 2019 – planejada para acontecer em Cuiabá (MT); as Semanas de Engenharia organizadas por Universidades do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e demais palestras e seminários que deverão acontecer na região.


Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *