Painel do Associado

Núcleo Minas. Organizar o próximo Cobramseg é o maior desafio

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015 comentários

Cassia_AzevedoOrganizar o Cobramseg 2016, que acontecerá em Belo Horizonte, é o principal desafio da gestão 2015/16 do Núcleo Minas Gerais da ABMS. Mas a nova presidente, Cássia Maria Dinelli de Azevedo, tem pela frente ainda o desafio de manter o Núcleo ativo. “O colega Ivan Vianna, que presidiu o Núcleo Minas Gerais da ABMS nos últimos quatro anos, praticamente triplicou o número de associados e realizou diversos eventos, unindo muito a comunidade geotécnica mineira”, ressalta Cássia Azevedo. “Essa é a principal herança que recebi e que terei de manter”.

Cobramseg 2016

Para dar conta da tarefa de organizar o maior evento brasileiro de geotecnia, a Diretoria do Núcleo Minas pretende ter a participação de profissionais e acadêmicos não apenas de Minas Gerais, mas do Brasil inteiro. “O Cobramseg está sendo realizado em Belo Horizonte, mas é um evento nacional”, afirma a presidente. “É fundamental que a comunidade do país todo se envolva. Isso enriquece o evento como um todo”.

Aproximação com os jovens

Para trazer o jovem para a ABMS, o Núcleo Minas aproximou-se das escolas de engenharia, que estão “sendo convidadas para os nossos eventos”, conta Cássia Azevedo. “Estamos programando eventos dentro das universidades para aproximar a entidade dos estudantes”, conta Cássia. “Conheci a ABMS quando ainda era estudante. Percebi a força e a importância da entidade e aqui estou até hoje”.

Setor de mineração

Um dos objetivos do Núcleo é trazer as empresas e os profissionais de mineração para a ABMS. Mostrar a eles a importância do engenheiro geotécnico também nesse segmento. Para atingir esta meta, está sendo programado para o segundo semestre de 2015 um evento voltado para a área de mineração, com profissionais da ABMS reconhecidos no meio.

Em 2014, foi realizado um ciclo de palestras com os principais consultores associadas à ABMS que estão em Minas Gerais para construtoras associadas ao SINDUSCON. “O objetivo foi divulgar a importância da contratação de um geotécnico mostrando que este profissional pode fazer a diferença”, lembra a presidente. “Queremos fazer algo similar com a área de mineração”.

Eventos tradicionais e programados

Nas gestões anteriores, o ex-presidente Ivan Vianna implementou eventos que se tornaram tradição no Núcleo Minas – o Happy Hour Geotécnico e o Almoço Geotécnico. No Happy Hour Geotécnico, os associados se reúnem em um restaurante para trocar experiências e fazer negócios. É também um momento de integração entre os associados. “Mineiro gosta muito de contar casos e uma mesa de bar é um ambiente propício para isso”, brinca Cássia Azevedo. “E todos nós acabamos aprendendo com os erros e acertos dos colegas”. O Núcleo quer agora tornar este evento trimestral. “Já estamos em busca de patrocínio para viabilizar essa ideia”, revela.

O Almoço Geotécnico é a confraternização de final de ano dos associados do Núcleo Minas da ABMS. Um palestrante, geralmente de fora de Minas Gerais, é convidado a abrir o almoço com uma apresentação de cerca de uma hora. Depois disso, estão todos convidados a almoçar e celebrar o ano que se encerra.

Outros quatro eventos estão sendo programados para 2015. Serão quatro seminários sobre temas diferentes. Um deles será sobre estacas metálicas. Outro, sobre escavações profundas e vibrações, que será ministrado por professores portugueses. E um terceiro seminário irá abordar assuntos relacionados à mineração. O tema do quarto seminário ainda não foi definido.

Cássia Azevedo – Perfil

Cássia Maria Dinelli de Azevedo é engenheira civil e advogada. Para ela, o cargo significa assumir vários desafios ao mesmo tempo. “É um desafio pelo legado que recebi e porque acho que a ABMS é realmente uma associação muito importante que agrega os grandes nomes da geotecnia brasileira, respeitados dentro e fora do país”, explica a presidente. “Tenho a obrigação de contribuir com o nosso Núcleo para divulgar os nossos técnicos que também são brilhantes. Trazer os técnicos mineiros mais para dentro da ABMS”.

Cássia é gestora técnico-comercial na empresa Geomec, onde começou como estagiária na mesma época em que ingressou na ABMS.


Comentários


Núcleo Minas. Organizar o próximo Cobramseg é o maior desafio

  1. Daniel de Paiva disse:

    Olá,
    meu nome é Daniel, participei do Cobramseg 2008 em Búzios, mas não me enviaram o Certificado do evento!

    Estou precisando pra fechar as horas complementares na faculdade, tentei entrar em contato com o evento, mas sem sucesso.

    Caso possam me ajudar agradeço demais!

    Att., Daniel de Paiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *