Painel do Associado

Núcleo Nordeste dá início à Palestra Itinerante Pelópidas da Silveira

quarta-feira, 21 de novembro de 2018 comentários

Cumprindo a proposta de promover uma palestra itinerante regional, o Núcleo Nordeste da ABMS divulga, agora, a primeira edição da Palestra Pelópidas da Silveira. O tema desta edição será “Característica geológicas-geotécnicas da Formação Barreiras no Nordeste e aplicações práticas” e palestra, ministrada pelo engenheiro professor Roberto Coutinho. O primeiro encontro aconteceu em Recife (PE), no dia 22 de novembro. (Na imagem, o busto em homenagem a Pelópidas da Silveira localizado no Centro de Recife. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)


A Palestra Pelópidas da Silveira

O objetivo da Palestra Pelópidas da Silveira é levar conhecimento técnico à comunidade nordestina, além de apresentar a ABMS e suas ações.

“O Núcleo Nordeste compreende uma região muito grande geograficamente (oito estados), o que dificulta a presença da ABMS em cidades mais distantes”, lembra o presidente do Núcleo, engenheiro Ricardo Severo. “Por isso, nos inspiramos na Palestra Milton Vargas da ABMS, que é uma palestra nacional, para criarmos uma versão regional que viaje pelos estados que compreendem o Núcleo Nordeste afim de levar conhecimento técnico à comunidade e apresentar a ABMS”, diz o presidente.


A escolha do nome

O nome de Pelópidas da Silveira foi escolhido por conta do importante legado deixado pelo engenheiro à capital de Pernambuco. Nascido em 1915, Pelópidas chefiou o executivo da cidade em 1946, quando foi nomeado prefeito pelo então governador José Domingues da Silva. Em 1955, foi eleito novamente, dessa vez por meio do voto popular, permanecendo na Prefeitura até 1959. Foi também secretário de governo em 1963.

Em seus mandatos, o engenheiro tomou como prioridade o planejamento urbano da cidade de Recife e do interior do Estado com a construção de ruas, avenidas, galerias, canais, pontes, pontilhões e outras obras.

A vida e o legado do engenheiro também inspiraram o livro “Pelópidas: o homem e a obra”, escrito por Jaime Gusmão Filho, ex-presidente da ABMS, falecido em 2013. Em 2015, o centenário de Pelópidas da Silveira foi comemorado pela ABMS.

 

Programação da Palestra Pelópidas da Silveira

De acordo com o presidente do Núcleo Nordeste da ABMS, a Palestra está planejada para acontecer também em Natal (RN), Maceió (AL) e João Pessoa (PB). “As próximas paradas devem acontecer no primeiro semestre de 2019”, adianta Ricardo Severo. “Queremos levar a Palestra principalmente às regiões que possuem a Formação Barreiras, mas estamos abertos a convites de demais capitais e cidades que queiram realizar a Palestra”.

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *